Início Variedades Cresce a procura por materiais oferecidos no site do programa Caminhos para...

Cresce a procura por materiais oferecidos no site do programa Caminhos para a Cidadania, ação socioeducacional do Instituto CCR

Publicidade

Jogo com a participação do personagem Responsa e outras atividades, disponibilizadas nos últimos meses, estimulam acessos ao site do programa

O programa Caminhos para a Cidadania, desenvolvido pelo Instituto CCR e concessionárias do Grupo CCR, do qual a CCR NovaDutra faz parte, tornou-se totalmente digital em 2020, com capacitações para professores e coordenadores da educação dos municípios participantes, com materiais e atividades diversos voltados aos educadores e alunos.

No entanto, devido à pandemia da Covid-19, a equipe responsável pelo programa acelerou a inclusão de conteúdos no site, com várias opções abertas ao público geral, a fim de contribuir com as famílias, proporcionando conhecimento e interação.

Uma das atividades de grande sucesso foi o Jogo do Transito – nível 3, que conta com o Responsa, mascote oficial de campanhas de segurança do Grupo CCR, que se uniu ao Lucas e à Luiza, personagens do Caminhos para a Cidadania, para combater as Más Ideias do trânsito – essas representam atitudes erradas, como uso indevido do smartphone ao volante, veículos sem segurança, preguiça, sono, direção perigosa e união de bebida alcoólica e direção. Nos meses de julho e agosto, foram 4.125 acessos a essa seção.

“Para o Instituto CCR e o programa Caminhos para a Cidadania, foi uma honra muito grande poder contribuir com educadores e famílias para que pudessem usufruir desses conteúdos com as crianças em casa, devido à pandemia”, destaca Ariane Teles, do Instituto CCR, responsável pelo programa. “E é importante frisar, que as pessoas podem e devem continuar utilizando esses materiais.”

A ação faz parte de uma das atividades do programa Caminhos para a Cidadania que são gratuitas e abertas para todos que tiverem interesse em proporcionar às crianças o ensino da cidadania de forma divertida. Para aprender brincando, é só clicar neste link e iniciar o “Jogo do Trânsito – Nível 3”. O game é gratuito e livre para todas as idades.

O site ainda traz atividades para imprimir, outros jogos, dicas de brincadeiras, filmes, livros, entre outras que podem ser acessadas. Aliás, só no mês de julho, o site www.caminhosparaacidadania.com.br teve 34.682 acessos, um aumento de mais de 100% em relação a abril deste ano. Na via Dutra, o programa conta com o apoio da CCR NovaDutra.

Mais sobre o Caminhos para a Cidadania

O programa é uma ação socioeducacional para alunos da rede pública de ensino que leva os temas segurança no trânsito, cidadania e mobilidade urbana a escolas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Até julho de 2020, foi voltado a 4º e 5º anos e posteriormente se estendeu também aos alunos de 1º a 3º, a pedido das escolas. Em 2019, o Caminhos para a Cidadania iniciou o uso de uma plataforma para a realização do curso livre EAD a professores, coordenadores municipais e pedagógicos. Em 2020, o programa tornou-se totalmente digital, inclusive para os alunos. Além dos conteúdos voltados aos municípios adeptos ao programa, o site conta com várias outras atividades, jogos e dicas disponíveis ao público geral. O site é o www.caminhosparaacidadania.com.br.


Publicidade