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Procon alerta para os cuidados nas compras online em 2020

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
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A Cada dia aumenta a quantidade de pessoas que são atraídas para o comércio virtual, isso se dá pelas diversas facilidades que são oferecidas pelo mesmo. Como, por exemplo:

▪ O cliente recebe o produto em domicílio;
▪ Não é necessário enfrentar as filas nas lojas físicas;
▪ Economiza-se um bom tempo;
▪ Há várias possibilidades para fazer pesquisa de preços,
▪ Praticidade e facilidade na hora de efetuar o pagamento.

Estas são algumas das vantagens que se tem ao efetuar compras on-line, além de que a pessoa pode escolher a melhor hora para fazer as suas compras. Além disso, as opções de serviços e de produtos não faltam. Com a autorização de compras serem feitas com o auxílio emergencial e a quarentena prolongada, comprar sem sair de casa virou quase que obrigação, e nesse mesmo período, dados de pequenos e grandes marketplaces como Americanas, Mercado Livre, Amazon e índice do Google, registraram um aumento consideravelmente nas compras online.

Porém, a compra feita pela internet nem sempre é uma ação segura. Somente no ano de 2019, foram registrados, no Procon de Tocantins, 761 reclamações de pessoas que enfrentaram problemas ao fazerem compras, ou utilizaram outros serviços pela internet.

O órgão de Defesa do Consumidor tem trabalhado para intensificar as ações, visando conscientizar as pessoas a respeito dos cuidados que devem ser tomados na hora de efetuar uma compra pela internet.

Assuntos como navegar pela web, fazer compras pela internet sem riscos, são temas abordados pelo Procon. As vantagens de se fazer compras online são muitas, como vimos acima. No entanto, é necessário estar atento, pois existem sites maliciosos, que dão golpes em inúmeros consumidores.

Como Se Prevenir de Golpes na Internet?

Dicas e cuidados para que você evite prejuízos ao realizar compras online:

▪ Antes de fazer as compras, verifique se a loja tem tradição em vendas on-line.
▪ Verifique se os fornecedores podem ser contatados por e-mail ou por telefone. Se puderem, tire todas as dúvidas possíveis antes de efetuar as compras.
▪ Faça uma pesquisa sobre satisfação de clientes anteriores, e a respeito do fornecedor.
▪ Confira se a loja dispõe de segurança de dados de seus clientes, e se eles são eficientes.
▪ Não deixe de exigir a nota fiscal, pois ela é a garantia da sua compra.
▪ Fique alerta e desconfie de preços muito baixos.
▪ Fique atento ao prazo de entrega. Se for muito longo, pode ser indício de que o vendedor não tem o produto para pronta entrega.
▪ Antes de concluir a compra, verifique se o produto tem todas as características que você deseja, para que não haja desentendimentos.
▪ Nunca permita que os seus dados sejam armazenados pelo site para futuras compras.
▪ Opte por boleto caso o pagamento seja feito à vista, pois os descontos são maiores, e a quantidade de dados exigida é menor.
▪ Evite usar computadores públicos ou redes Wi-fi abertas.
▪ Evite fazer compras por impulso. Só compre se realmente estiver precisando.

A pessoa tem o direito de se arrepender da compra. Quem realiza compras pela internet, pode se arrepender da compra. Porém, tem um prazo estipulado para isso.

Esse prazo é de 7 dias. Durante este período, a compra pode ser cancelada e a pessoa recebe o dinheiro de volta.

No entanto, os valores que são pagos com fretes são descontados do consumidor, sem mencionar que o produto a ser devolvido tem que estar no seu estado perfeito, e com a embalagem lacrada.

Enfim, seguindo as dicas de segurança, você poderá comprar pela internet sem o menor problema, e usufruir de todos os benefícios que o e-commerce oferece.


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