Início Pindamonhangaba Equipamento utilizado no tratamento do dr Isael já está disponível na Santa...

Equipamento utilizado no tratamento do dr Isael já está disponível na Santa Casa de Pinda

(Foto: divulgação/Prefeitura de Pindamonhangaba)
Publicidade

O cateter nasal de alto fluxo, equipamento de ventilação que evitou intubação do prefeito Isael Domingues durante seu tratamento para covid-19 no Incor, em São Paulo, já foi adquirido pela Santa Casa de Misericórdia para atender também os pacientes SUS de Pindamonhangaba. Essa nova tecnologia foi uma solicitação do prefeito para que os pacientes da cidade também possam ser beneficiados.

O prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues, foi diagnosticado com covid-19 no dia 16 julho e sofreu complicações de seu quadro, necessitando de internação na Santa Casa de Misericórdia, no dia 22 de julho. Com a rápida piora da capacidade respiratória, enquanto esteve internado na Santa Casa de Pinda, comprometendo abruptamente 50% dos pulmões, aumento da inflamação e picos de febre frequentes, após tratativa entre o médico-colega (especialista) do Dr Isael, que acompanhava o caso à distância, e a equipe médica da Santa Casa, tudo acompanhado pela família do Dr Isael, foi realizada a transferência do paciente.

Com a rápida evolução do quadro da infecção respiratória e a previsão de grave piora, desdobramento comum em alguns pacientes nesta doença, as equipes de Pinda e de São Paulo optaram pela transferência imediata para um hospital que possuísse equipamentos de última geração para assistência ventilatória invasiva como, por exemplo, o ECMO (que não é um equipamento disponível no Vale do Paraíba). O prefeito apresentou melhora progressiva, sem a necessidade de ventilação invasiva, sua recuperação foi lenta mas a sua superação e a resposta foram essenciais para a recuperação. Com isso, a intubação que poderia ter acontecido mediante a gravidade do quadro, não foi necessária, pois o paciente se recuperou com auxílio da ventilação por cateter nasal de alto fluxo.

(Foto: divulgação/Prefeitura de Pindamonhangaba)

De acordo com a secretária adjunta de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba, Mariana Freire, o CNAF – cateter nasal de alto fluxo -, permite aporte maior de oxigênio no organismo sem necessidade de ser um procedimento invasivo, como no caso da intubação, e isso foi decisivo para o prognóstico do prefeito Isael. Desta forma, o programa de assistência ventilatória da UTI da Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba foi revisado, e este equipamento foi incorporado para que pacientes com indicação possam também se beneficiar e ter um prognóstico melhor.

“Este equipamento é uma tecnologia inovadora, que a gente não possuía, e vendo a forma como ele foi usado no caso do Dr Isael, a Santa Casa se empenhou em adquirir o equipamento e agora tem a disposição para pacientes que tenham indicação de uso. Claro que não se aplica a todos os casos, mas naqueles com indicação médica precisa onde é possível aplicar este aparelho, ele pode ter resultados excelentes, como foi com o Dr Isael”, explicou.

Nesta segunda-feira (3), a equipe da Santa Casa de Pinda já foi treinada e já está apta a utilização do CNAF. A Santa Casa conta com dois aparelhos, enquanto que o Incor tem 4 unidades a disposição de seus pacientes. Nesta terça-feira (4), o prefeito Isael Domingues recebeu alta hospitalar e depois de 12 dias de internação no Incor, já está em sua casa em Pindamonhangaba.

Além deste equipamento, tendo como base a experiência pela qual o prefeito passou com a covid-19, a Prefeitura de Pindamonhangaba está implantando o ambulatório pós-covid, para atendimento aos pacientes, inclusive com encaminhamento, quando necessário, para fisioterapia respiratória.


Publicidade