Início Pindamonhangaba Conseg realiza primeira reunião em 2020 e recebe informações sobre a nova...

Conseg realiza primeira reunião em 2020 e recebe informações sobre a nova GCM

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

O Conselho Comunitário de Segurança de Pindamonhangaba (CONSEG) realizou na noite da última segunda-feira (3) a sua primeira reunião de 2020 e como tema principal foi discutido as ações que estão sendo tomadas pela nova Guarda Civil Metropolitana (GCM) do município e os trâmites para seus integrantes atuarem armados.

O Secretário de Segurança José Sodário Viana esteve presente e explanou sobre o histórico e criação da Guarda Municipal até o novo momento com a transformação da GCM, e sua adequação à Lei Federal 13.022/2014. “Nossa guarda tinha a visão de apoio e segurança patrimonial e com a aprovação da Lei Municipal 6.184 em 2018, ela passou a protagonizar uma nova função e integrou o Sistema de Segurança Pública atuando de forma integrada com a Polícia Militar e Civil”, afirmou Sodário.

No bojo da mudança a GCM recebeu a autorização para atuar armada. Sodario explicou todo o processo de sensibilização do novo perfil e o caminho traçado para preparar os seus agentes para esse momento. “Dos 117 guardas, 79 apresentaram perfil e interesse para essa nova função. Após o exame psicológico, 45 foram aprovados aptos e agora estão em fase final do curso de capacitação para porte de arma”.

Segundo o Secretário de Segurança no decorrer deste caminho os agentes receberam diversos treinamentos e cursos de atualização profissional (Direito Administrativo e Penal, Defesa Pessoal, Policiamento Comunitário, Controle de Distúrbios Civis e uso de Tonfa, Abuso de autoridade, entre outros). “Estamos agora em fase de preparação da documentação para apresentação à Polícia Federal e em breve nossos GCMs estarão ainda mais capacitados para atuarem na rua e trazer mais segurança à população”, finalizou Sodário.

Prestação de Contas da Polícia

Outro momento importante da reunião foi a prestação de contas do trabalho realizado pela Polícia Militar e Civil. A Comandante da PM, Cap. Lucimeire Jerônymo apresentou os índices fechados pela Secretaria de Segurança 2018 x 2019 com significativa queda em quase todos os crimes e citou as diversas operações desenvolvidas pela PM, considerando o nível satisfatório para uma cidade do porte de Pindamonhangaba. “Em 2018 já tínhamos reduzido em relação a 2017 e agora em 2019 esses índices tiveram queda ainda maior. Alguns deles atingiram marca histórica em relação aos últimos 10 anos. Precisamos do apoio de todos para continuar nesta linha”, afirmou Cap. Lucimeire.

Para a Delegada Titular do município, Dra. Renata Costillas a parceria com o CONSEG foi importante para atingir a melhoria dos índices e fortalece o trabalho da polícia. Ela elencou algumas ações executadas nos últimos meses que finalizou com prisão de um casal que praticava sucessivos furtos no comércio da região central e de uma quadrilha de fora que atuava na Via Dutra, elevando o número de roubo de carga nos últimos meses no município. “Com certeza, esses indivíduos presos a tendência é de queda nesses crimes. Nossa equipe continuará assim atuando para desvendar essas ações que tragam transtornos à população”, afirmou.

As reuniões do CONSEG são abertas à população e o próximo encontro será realizada dia 10 de março, às 19h, no Auditório da Prefeitura de Pindamonhangaba.

Publicidade