Início Taubaté Dia da Cuca movimenta Parque do Itaim em Taubaté

Dia da Cuca movimenta Parque do Itaim em Taubaté

Parque do Itaim
Publicidade

A Secretaria de Turismo e Cultura de Taubaté elaborou uma programação especial para o final de semana dos dias 26 e 27 de outubro em comemoração ao Dia da Cuca, no Parque do Itaim.

Uma das principais representantes do folclore nacional será homenageada com o objetivo de valorizar a cultura brasileira em detrimento do halloween, festejado pelos americanos e já adaptado para muitos outros países.

A programação se repetirá nos períodos da manhã e tarde dos dois dias de evento. No período da manhã, das 10h às 11h o público presente poderá se entreter com brincadeiras recreativas, como amarelinha, cama de gato, peteca, corda e outras, participar de oficina pedagógica de confecção de viseira e máscara da Cuca, além de participar de uma sessão de contação de história, com início às 11h, “Como caçar Saci”. O Jeca, grande conhecedor das matas e suas histórias, conta de maneira lúdica para Pedro um pouco mais das histórias do Saci e ensina a maneira mais fácil para captura-lo.

No período da tarde, as atividades têm início às 13h. Às 14h30 e 15h30 acontece a visita à toca da Cuca através de uma trilha ecológica. Emília está cansada das mesmas histórias e convence o Jeca a contar uma outra, mas nova. Com isso muitas surpresas serão reveladas e as crianças acabam por descobrir que a Cuca nem sempre foi quem ela é hoje.

A Cuca, como a conhecemos, se apresenta na forma de um jacaré com longos cabelos loiros graças a inúmeras adaptações para a televisão. No livro escrito por Monteiro Lobato, em 1921, a personagem é descrita como uma bruxa velha com cara de jacaré e garras de gavião.

Serviço:

Dia da Cuca

Local: Parque Municipal Vale do Itaim
Endereço: Avenida São Pedro, nº 2000 – Jardim América
Dias: 26 e 27 de outubro (sábado e domingo)
Hora: a partir das 10h e a tarde a partir das 13h

Publicidade