Início São José dos Campos Programação do Outubro Rosa prossegue domingo no Vicentina

Programação do Outubro Rosa prossegue domingo no Vicentina

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

A equipe do programa Previna (Prevenção do Câncer), da Prefeitura de São José dos Campos, coordena neste domingo (20) mais uma ação em comemoração ao Outubro Rosa, mês mundial de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Desta vez, a atividade acontecerá no Parque Vicentina Aranha, das 8h30 às 12h30.

Nesta atividade, a equipe técnica da Secretaria de Saúde presta esclarecimentos e distribui material informativo para a população com foco na importância da prevenção. Essa ação já aconteceu em outras três ocasiões neste mês: no Parque da Cidade (dia 12) e no Terminal Rodoviário Intermunicipal (dias 14 e 16), com cerca de 1.000 pessoas abordadas.

Nas abordagens, os profissionais de saúde reforçam a necessidade do autoexame e da prevenção, lembrando que o câncer pode não dar sinal nenhum no início. Por isso, alertam sobre a importância de manter os exames de rotina em dia, sobretudo as mulheres acima de 40 anos.

A mulher deve procurar a unidade de saúde mais próxima para fazer o exame clínico das mamas pelo menos uma vez ao ano. A mamografia deve ser feita anualmente em mulheres acima de 40 anos ou mais cedo se houver histórico familiar. A doença tem 95% de chance de cura se descoberta no início.

Outra atividade programada para comemorar a data é uma mostra de arte sobre o tema, realizada em parceria com a Secretaria de Educação, com abertura programada para o dia 24, às 14h, no Cefe (Centro de Formação do Educador), na Avenida Olivo Gomes, 250, em Santana.

Durante todo este mês, as 40 UBS’s também estão mobilizadas na campanha de orientação sobre o tema, com distribuição de material informativo sobre câncer de mama, câncer de colo de útero, planejamento familiar e intensificação de exames preventivos ginecológicos e mamografias.

A abordagem ocorre nas salas de espera, durante o acolhimento e nas consultas. As UBS’s também terão decoração especial com adesivos, cartazes, balões e laços rosa no interior das unidades.

As atividades começaram no dia 2 de outubro, com aulas simultâneas de ritmos de danças, realizadas em oito espaços públicos, reunindo cerca de 2.000 pessoas.

Publicidade