Início São José dos Campos Exposição ‘A Bola’ termina no próximo dia 31 em São José dos...

Exposição ‘A Bola’ termina no próximo dia 31 em São José dos Campos

A mostra, que retrata o mundo do futebol por meio da arte naïf do artista cearense Alemberg Quindins, segue para Piracicaba após a passagem por São José - (Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

A exposição “A Bola”, que acontece no Museu de Esportes de São José dos Campos, termina no próximo dia 31 de maio.

A mostra, que retrata o mundo do futebol por meio da arte naïf do artista cearense Alemberg Quindins, segue para Piracicaba após a passagem por São José.

São 20 obras em acrílico sobre tela que reverenciam a presença da bola de futebol na infância do artista, passada nos anos 1970, quando gostava de ouvir os jogos pelo rádio e ver as imagens através da revista Placar e do cinejornal Canal 100.

Nas telas, a bola se apresenta em três dimensões: na sombreada Telstar, em lances documentados por fotógrafos da época e em uma torcida naïf, presente nos desenhos de criança do autor, quando publicava revistinhas desportivas artesanais como repórter de campo de várzea.

A exposição foi exibida no Museu Pelé, em Santos. O evento é uma realização da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari e com o Sistema Estadual de Museus, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Alemberg Quindins

É músico de formação popular, historiador autodidata, criador da Fundação Casa Grande-Memorial do Homem Kariri – organização não governamental que tem como missão educar crianças e jovens através da gestão cultural e do protagonismo juvenil – e consultor do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Quindins também inspirou o diretor Guel Arraes e seu personagem Xicó, do filme Auto da Compadecida, além de ter mostrado o Cariri cearense para o Brasil através do Programa Brasil Legal, da TV Globo.

Serviço

Local: Museu de Esportes – Rua Ana Gonçalves da Cunha, 340, Jardim Jussara (Estádio Martins Pereira, portão 2).

Quando: até 31 de maio

Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, com permanência até 16h30.

Publicidade