Início São José dos Campos “Tambor de Couro Vivo” traz a força da mulher negra aos palcos...

“Tambor de Couro Vivo” traz a força da mulher negra aos palcos do Teatro Municipal em São José dos Campos

Tambor de Couro Vivo (Foto: Ricardo Salem/divulgação)
Publicidade

Neste fim de semana, dias 25 e 26 de maio, o Teatro Municipal de São José dos Campos receberá o espetáculo “Tambor de Couro Vivo”, que aborda o universo feminino numa trama que reúne amor, ritual e vingança. O trabalho é assinado pela renomada diretora Fabiana Monsalú e busca refletir sobre a tradição de violência contra as mulheres que marca a história e o presente do nosso país.

As apresentações terão entrada franca, os ingressos poderão ser retirados nos locais com 1h de antecedência. O projeto é financiado pelo Fundo Municipal de Cultura.

Tambor de Couro Vivo (Foto: Ricardo Salem/divulgação)

A peça evidencia a cultura negra a partir da trama que se passa num contexto colonial repleto de violências, no qual é instituída uma lei proibindo o estupro de escravas na bica d’água. Em reação, um grupo de mulheres se reúne para capturar homens e sacrificá-los ritualmente.

A partir do olhar de Fabiana Monsalú o espetáculo apresenta um potente elenco, entre eles, a formação de um coro feminino negro que transita entre o lírico e o narrativo, abordando a presentificação do ritual para abordar o tema vingança. O trabalho é calçado no texto de Marcus Groza e apresenta trilha sonora original executada ao vivo pelo elenco.

Direção: Com importantes prêmios no cenário artístico brasileiro, Fabiana Monsalu é atriz e diretora artística e fundadora da CompanhiaDaNãoFicção desde 2007. Recebeu o prêmio de Melhor Direção e Melhor Espetáculo, em 2007, pelo Prêmio Braskem de Teatro da Bahia, com a peça “A Casa de Bernarda Alba”. Em 2010, foi indicada pela 11ª Quadrienal de Praga pela criação do espaço do espetáculo “Silêncio”. Em 2014 ganhou o Prêmio de coprodução internacional para montagem e pesquisa do espetáculo “Ela-Lugar que Chove Dentro” (Brasil, Uruguai e Espanha). Criadora do Método TCH no Brasil e autora do Livro “O Corpo Híbrido do Ator” (Ed. Giostri). É Doutoranda em Estudos Teatrais e Performativos pela Universidade de Coimbra – Portugal e, desde 2017, é artista docente e orientadora convidada da SP Escola de Teatro.

Tambor de Couro Vivo (Foto: Ricardo Salem/divulgação)

SERVIÇO:

Temporada teatral: Tambor de Couro Vivo
Dias 25 de maio, às 21h e 26 de maio, às 20h

Teatro Municipal – Rua Rubião Júnior, 84 – Centro

Classificação: 16 anos.
ENTRADA FRANCA (Retirada de ingressos uma hora antes no local de apresentação)
Financiamento: Fundo Municipal de Cultura de São José dos Campos.

Publicidade