Início São José dos Campos Kamila Barbosa é ouro no wrestling dos Beach Games

Kamila Barbosa é ouro no wrestling dos Beach Games

(Foto: divulgação/Assessoria de imprensa)
Publicidade

A lutadora Kamila Barbosa, integrante da equipe do São José Wrestling, conquistou medalha de ouro nos Beach Games nessa segunda-feira (14), em Doha, capital do Catar. Kamila venceu na categoria até 50kg.

Para chegar ao título, a brasileira começou ganhando três de suas quatro lutas, o que lhe garantiu classificação para a fase seguinte. Na semifinal, derrotou a romena Stefania Priceputu e, na final, superou a nigeriana Miesinnei Genesis e garantiu o ouro.

Em abril deste ano, Kamila já havia sido vice-campeã da segunda etapa do Circuito Mundial de Beach Wrestling, na cidade de Chaves, em Portugal.

Equipe

Mais três lutadores do São José Wrestling competiram em Doha entre sexta-feira (11) e esta terça-feira (15). Ainda na segunda-feira, João Santos e Brenda Aguiar ficaram em sétimo lugar na categoria até 70kg masculina e feminina.

Nesta terça-feira foi a vez da campeã mundial Camila Fama lutar na categoria até 60kg. Ela conquistou o título no início de setembro, depois de vencer a quarta e última etapa do ano do Circuito Mundial de Beach Wrestling, em Zagreb, na Croácia. Antes, havia sido medalha de prata na primeira etapa e de ouro na segunda. A soma das conquistas lhe deu o título mundial de 2019.

Camila iniciou bem a competição, vencendo duas lutas, contra a portuguesa Isabel Rodrigues e a húngara Mercedesz Denes. Na sequência, empatou duas lutas contra concorrentes fortes, Mehlika Ozturk, da Turquia, e Francesca Indelicato, da Itália.

Na decisão desses combates, após o término com empate, a vantagem foi atribuída às adversárias. Apesar de invicta, Camila não conseguiu prosseguir nas semifinais da competição e terminou em quinto lugar.

Com 13 modalidades, os Beach Games pretendem transformar-se em uma Olimpíada dos esportes de areia. O Brasil participou do evento com uma delegação de 77 atletas.

Wrestling

O wrestling é uma modalidade esportiva de luta que reúne várias artes marciais. Há uma grande variedade de estilos –tradicionais e modernos– e formas de competição. O vencedor é aquele que força o adversário à desistência ou consegue deixá-lo imobilizado no tapete de um ringue, ou na areia, no caso do beach wrestling.

Historicamente, o wrestling foi introduzido no ano de 708 A.C., nas antigas Olimpíadas, criadas na Grécia. Em 1896, fez parte do programa da primeira edição das Olimpíadas da Era Moderna, realizada na cidade de Atenas, novamente na Grécia.

Os dois estilos de luta são utilizados até hoje: o greco-romano, onde os lutadores utilizam os braços e o tronco para defender e atacar, e o estilo livre, em que o lutador pode usar as pernas para atacar os oponentes abaixo da cintura.

Publicidade