Início Pindamonhangaba Secretaria de Educação de Pinda realiza formação de funcionários das escolas

Secretaria de Educação de Pinda realiza formação de funcionários das escolas

(Foto: divulgação/Assessoria de imprensa)
Publicidade

Na última segunda-feira (14), dispondo da suspensão de aula no calendário letivo em função das comemorações ao dia do professor, a Secretaria Municipal de Educação realizou encontros de formação com todos os funcionários que trabalham no apoio das unidades escolares. A formação é direcionada aos Agentes de Organização Escolar (ASGs), que atuam na cozinha, na limpeza e auxiliares de classe que trabalham nas creches.

Em números, é um movimento que inclui 359 profissionais e cada um deles com uma formação direcionada para área que atua. As formações aconteceram em locais diferentes. Os funcionários que atuam na cozinha, com formação direcionada pelo setor da merenda escolar, somam 146 profissionais envolvidos. O evento foi realizado no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina. A formação foi direcionada à alergia alimentar, às boas práticas desenvolvidas, cuidados com os equipamentos utilizados na cozinha, orientações sobre os cardápios, entre outros assuntos.

(Foto: divulgação/Assessoria de imprensa)

Já o grupo de agentes de organização com os auxiliares de classe receberam formação na Casa Transitória, discutindo a respeito da inclusão. A ideia foi mostrar como eles, enquanto funcionários, atuam e qual o impacto desse trabalho junto aos alunos, na perspectiva da inclusão. O evento foi ministrado pela gestora regional Elaine Prolungatti com apoio da gestora regional Maria Helena.

Outras formações aconteceram na Escola Municipal Gilda Piorini e na Escola Municipal Joaquim Pereira, destinada aos ASGs que atuam na área da limpeza. O evento foi ministrado pelas psicólogas: Malu e Sara, trabalhando a temática das relações interpessoais no ambiente de trabalho, no que diz respeito a gestão de conflitos.

De acordo com a diretora do departamento de Gestão Escolar, Célia Ascenço, “a formação visa aprimorar o trabalho dos funcionários no dia-a-dia escolar, visando um bom relacionamento, não só entre eles, mas também com os alunos e professores”. “A ideia é olhar para escola como ambiente educador em todos os sentidos, desde aquele que recepciona as pessoas no portão até o docente que está na sala de aula envolvido com o trabalho educativo”, completou a diretora.

Publicidade