Início São José dos Campos Com canções, crianças expressam carinho e amor pela GCM em São José...

Com canções, crianças expressam carinho e amor pela GCM em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

Os irmãos Emily da Cruz Santos, 12 anos, e Nicolas David Santos, 13 anos, têm a música no sangue desde quando eram pequeninos, com 5 e 6 anos.

Desde crianças, eles cantam e tocam nas missas da Paróquia São Bento, na Cidade Morumbi, zona sul de São José dos Campos, mesmo bairro da Emef Homera da Silva Braga onde cursam, respectivamente, o 6º e o 8º anos.

O talento precoce foi recompensado nesta terça-feira (15), quando conquistaram o primeiro lugar no concurso para escolha da canção do programa Anjos da Guarda, desenvolvido pela GCM (Guarda Civil Municipal) junto às 47 escolas de ensino fundamental do município.

Aluna do 5º ano da Emef Áurea Cantinho Rodrigues (Jardim Oswaldo Cruz, região central), Maria Fernanda Rosa Rodrigues, 11 anos, foi a vice-campeã.

Já o terceiro lugar ficou com Rayanne Santos Calado, 10 anos e estudante da Emef Leonor Pereira Nunes Galvão, na Vila Industrial, zona leste.

Todos eles ganharam prêmios para estimular ainda mais o gosto pela música. Emily e Nicolas foram presenteados com caixas de som Bluetooth, enquanto Maria Fernanda e Rayanne levaram para casa headphones personalizados.

Todos os presentes foram doados por um shopping da zona sul de São José.

Os irmãos vencedores terão uma glória extra: a canção que compuseram será o hino do Anjos da Guarda e será entoada em todas as atividades do programa nas escolas. Eles inclusive já gravaram o videoclipe.

Presente de aniversário

Para Emily, a vitória teve um sabor ainda mais especial, já que foi anunciada no dia de seu aniversário de 12 anos.

“Não poderia receber um presente melhor no dia do meu aniversário. Fiquei muito emocionada quando anunciaram que a música que eu e meu irmão fizemos foi a vencedora”, afirmou a adolescente.

“Os guardas nos ensinaram muito quando estiveram na nossa escola. Esta música é uma forma de retribuir tudo que fizeram por nós”, completou.

Produção coletiva

Muito unidos, os irmãos fizeram uma produção coletiva. Nicolas escreveu a letra, enquanto Emily foi responsável pela melodia e pelas rimas.

Ele compôs a música em um dia. Depois, fez apenas algumas adaptações, enquanto a irmã trabalhava nas rimas e na sonoridade.

“Para compor a música, me inspirei nos atos dos guardas e no que representam para nós. É uma homenagem ao belo trabalho que fazem nas escolas”, disse Nicolas.

Com tanto talento, seguir carreira na área musical será natural. Nicolas quer ser músico, enquanto Emily sonha em ser cantora.

Autores do hino oficial do programa Anjos da Guarda, não resta dúvidas de que eles já têm um belo cartão de visitas para apresentar.

Festa completa

Para a família Santos, a festa foi completa. Na plateia no plenário da Câmara, onde foi realizada a cerimônia de premiação, estavam a avó Eliza, o avô Sebastião, a mãe Sandra, o pai David e a tia Maria da Consolação. Júlio, professor de música dos adolescentes, também marcou presença.

Felizes com a vitória de Emily e Nicolas, eles fizeram questão de demonstrar orgulho pelo feito dos adolescentes.

Com 69 anos e muita disposição, uma das mais eufóricas era a avó Eliza Aquino da Cruz.

“Chorei muito quando anunciaram a vitória dos meus netos. Eles merecem porque são muito especiais. Desde quando eram crianças, ensinamos valores para que cresçam e sejam pessoas de bem”, afirmou a avó dos adolescentes.

“A Prefeitura e os guardas estão de parabéns porque com o trabalho que realizam nas escolas têm contribuído para formar pessoas melhores”, completou.

Dona Eliza promete uma retribuição à altura pelo trabalho dos guardas. Ela já convidou os responsáveis pelo Anjos da Guarda para uma rodada de café com bolo em sua casa.

Retribuição

Respectivamente segunda e terceira colocadas no concurso, Maria Fernanda e Rayanne também têm um carinho especial pelos guardas que ministram as palestras e desenvolvem o teatro com fantoches nas escolas.

“Meu pai me ajudou a fazer a música. Gostei muito de participar do concurso e fiquei muito feliz com o segundo lugar, já que gosto muito dos guardas. Com minha música, quis retribuir o que fizeram por mim e pelos meus colegas”, disse Maria Fernanda.

“Comecei a pensar na música de manhã e compus no mesmo dia, com a ajuda do meu irmão. Foi uma experiência muito legal participar deste concurso. Fico feliz de contribuir com os guardas, que são nossos amigos”, afirmou Rayanne.

No final do evento, todos saíram felizes. No Dia do Professor, as diretoras, coordenadoras pedagógicas e professoras que acompanharam os alunos também foram homenageadas pelos guardas com flores.

As canções premiadas

PRIMEIRO LUGAR

Nome da canção: Anjos da Guarda

Autores: Emily da Cruz Santos e Nicolas David Santos, alunos da Emef Homera da Silva Braga (Cidade Morumbi, zona sul)

Letra da música:

Quem faz a segurança nas escolas

Incentivando a paz e a união

Previne a violência contra nós

Sempre prontos para nos dar as mãos.

Anjos da Guarda, são agentes da paz

Nos ajudam com um gesto maior.

Anjos da Guarda, são agentes da paz

É a esperança de um mundo melhor.

Guardas transformam a comunidade

Promovendo o respeito e a unidade

Todos nós devemos respeitá-los

São amigos que cuidam da cidade.

SEGUNDO LUGAR

Nome da canção: Conte comigo

Autora: Maria Fernanda Rosa Rodrigues, da Emef Áurea Cantinho Rodrigues (Jardim Oswaldo Cruz, região central)

Letra da música:

Nem sempre anjos estão no céu

Na Terra a gente também vê

Que tudo está desmoronando

E os anjos vem nos acolher,

Com muito amor e carinho

Estendem a mão para você

Abraço e seu ombro amigo

Para você então vencer!

Conte comigo, conte comigo é o lema da nossa missão (2X)

Estaremos sempre aqui, para acalmar seu coração.

TERCEIRO LUGAR

Nome da canção: O Rap do Anjo da Guarda

Autora: Rayanne Santos Calado, aluna da Emef Leonor Pereira Nunes Galvão (Vila Industrial, zona leste)

Letra da música:

Sempre pensei que estava sozinho

Várias situações difíceis

Ninguém no meu caminho.

Sempre foi sorte

Que me livrou de toda morte.

Não é não, na verdade.

Tem um espírito mais forte

Esse tal de Anjo da Guarda

Que minha alma protege.

Nos obstáculos do mundo

Minha vida ele rege

O protetor é Deus

Minha vida confirmou.

Me livrando de todo mal.

O escudo do valor.

Enquanto durmo

Ele está do meu lado

Com escudo de proteção.

Esperto como ninguém

E sei que me protege.

Esse é o Anjo da Guarda.

Por estar protegido me sinto até mais leve.

Publicidade