Início Pindamonhangaba Outubro Rosa segue em Pindamonhangaba com atividades de conscientização

Outubro Rosa segue em Pindamonhangaba com atividades de conscientização

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, dá prosseguimento nesta semana às atividades de conscientização do Outubro Rosa. No próximo domingo (28), o Parque da Cidade receberá o “Treinão Rosa”, ato que busca estimular a atividade física e ajudar na prevenção ao câncer de mama.

As inscrições para o “Treinão Rosa” custam R$ 30,00 podem ser feitas com os professores: Robinho (RK Runners) 99186-6398, Érika (Sou + Turma da Corrida) 98190-0506, Lauri e Gustavo (Espaço FIT) 98255-3051, Vanderlei 99151-3483, e no Fundo Social de Solidariedade (3643-2223 ou rua Deputado Claro César, 53, centro). Para os participantes do “Treinão”, há as opções nas modalidades: caminhada, 5 km e 10 km. O dinheiro arrecadado será revertido para o custeio de exames do GAPC (Grupo de Apoio às Pessoas Com Câncer).

Conscientização e prevenção

Durante todo este mês, a Secretaria de Saúde preparou atividades especiais para mulheres de Pindamonhangaba e na última quinta-feira (18), o Cpic (Centro de Prática Integrativas Complementares) recebeu palestras sobre a saúde da mulher e seu papel social, além de atividades voltadas para o Outubro Rosa. O dia no Cpic começou por volta das 8 horas com um café comunitário. Logo após aconteceu a palestra “O que te constitui, mulher?” com a diretora de Educação, psicóloga Luciana Ferreira. As ações prosseguiram com a facilitadora Lúcia Mendonça que falou sobre a Constelação Familiar, houve também palestra sobre ioga postural e técnicas de respiração para o empoderamento com Mila Garcia, além da dança circular.

A coordenadora do Cpic, Ticiana Gama Santana, avalia a ação como muito positiva e bem aproveitada pelas mulheres, sendo um momento muito especial.

Caminhada Rosa

No sábado (20), a décima “Caminhada Rosa” levou mulheres às ruas, incluindo a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cláudia Domingues, para caminharem pela conscientização e prevenção do câncer; além de ter como intuito estimular a atividade física.

BOX:

Carreta da Mamografia

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

Após ter suas atividades interrompidas, por problemas técnicos, neste sábado (20) e segunda-feira (22), a Carreta da Mamografia deverá retornar com o atendimento em breve. Nesta terça-feira (23), a equipe técnica estava na carreta realizando a manutenção e o retorno será noticiado.

A carreta da Mamografia está instalada no estacionamento da Prefeitura, onde deverá permanecer, no mínimo até o dia 8 de novembro, para o devido atendimento às mulheres de Pindamonhangaba.

Para o atendimento serão distribuídas diariamente 50 senhas de segunda a sexta-feira para o atendimento no mesmo dia; dentro do horário que é das 9 às 18 horas. Aos sábados serão 25 senhas, das 9 às 13 horas. Mulheres de 35 a 49 anos precisarão apresentar o pedido médico, cartão SUS e RG; acima de 50 anos serão necessários somente o RG e o cartão SUS.
Os exames serão retirados no prédio da Saúde da Mulher que fica na rua João Gama, 115, o antigo P.A. da Unimed.