Início Taubaté Programa de atenção integral ao envelhecimento retorna às atividades em Taubaté

Programa de atenção integral ao envelhecimento retorna às atividades em Taubaté

Foto: João Santana/ACOM
Publicidade

No dia 19, o Programa de atenção integral ao envelhecimento (PAIE) da Universidade de Taubaté (UNITAU) retomou às atividades para o ano de 2018. Para receber os alunos, a equipe do programa preparou uma programação especial realizada no laboratório anexo da Universidade.

“O PAIE é um programa voltado para a maturidade e é um projeto sócio educacional, cujo objetivo é tornar o idoso ativo, com o envelhecimento saudável, com questões de cidadania em todos os aspectos, seja da saúde ou social”, ressalta a Profa. Esp. Aline Liz de Faria, que atua no PAIE.

A programação contou com uma palestra sobre a “Finitude” ministrada pela filósofa Josicarla Alves. Em seguida, os presentes puderam desfrutar de um café especial realizado pela equipe do PAIE, juntamente com o Centro de educação alimentar e terapia nutricional (Ceatenut), com o Departamento de Agronomia e com o Laboratório de técnica dietética.

O PAIE iniciou as suas atividades na Universidade há vinte anos e a aluna Violeta Audete Leal, de 75 anos participa há dez anos. “Esse programa é fundamental para a qualidade de vida, sem ele muitas idosos ficam em casa, sem o contato com outras pessoas e com coisas novas”, afirma Violeta.

Já a aluna Fabíola Leslie Renee Papis, de 62 anos participa do programa há três anos e diz perceber bastante diferença em sua qualidade de vida desde que entrou. “Eu mudei muito e passei a me enxergar melhor. Muita gente tem a tendência de viver a vida para o marido, filhos, netos e aqui eu tive uma consciência maior do meu eu, da minha essência”, frisa.

O programa conta com diversos cursos e oficinas, para esse ano os cursos disponíveis são de dança circular, alongamento, teatro, pintura, inglês e informática e as oficinas são de fotografia e vídeo, de nutrição, de memória e de literatura. Com vagas limitadas, as inscrições podem ser feitas na secretaria do PAIE no Campus do Bom Conselho, de terça a quinta-feira das 14h às 16h30, ou pelo site da EPTS.

Publicidade