Pindamonhangaba vem promovendo a conservação e manutenção de suas estradas rurais com a reciclagem de entulhos e restos de construção civil descartados pela população nas unidades de Ponto de Entrega Voluntária – PEV. A ação teve início em 2022, quando a empresa Vale Ambiental passou a ser responsável pela gestão dos PEVs.
Atualmente, a Prefeitura do município conta com oito unidades em todas as regiões de Pinda e nos próximos meses três novas unidades devem ser inauguradas pela atual gestão. Após a população entregar o material inservível nas unidades dos PEVs, a empresa realiza a destinação para uma área localizada no bairro do Feital.
Neste espaço, os materiais são separados para a reutilização e são divididos em sete categorias: gesso, ferro, madeira, RCD (Resíduos de Construção e Demolição), podas, lenha e o capim/mato verde.
Todo resto de construção é colocado no britador, passa pela peneira, que posteriormente separa em três tipos de materiais que são utilizados nas vias rurais, sendo pedra tipo 1, pedra tipo 2 e o pó colocado na camada superior da estrada para compactação. Em seguida, antes de ser colocado nas estradas, passa por uma esteira, para a retirada de qualquer objeto ferroso.
Segundo levantamento da Prefeitura, mensalmente os PEVs recebem 1,5 tonelada de material oriundo de demolição de construção civil, possibilitando o cascalhamento das estradas rurais. Recentemente a Estrada do Cantagalo foi uma das que recebeu esse material e nesta semana o trabalho foi realizado na Estrada Eduardo Lourenço, conhecida estrada do Boia, no bairro Mandú.
“Essa técnica está sendo muito positiva. Às vezes um ou outro morador pode pensar que estamos jogando entulho na estrada, mas não é. Trata-se de uma aplicação de material com técnicas, respeitando normas e com autorização de órgãos técnicos que vem gerando um resultado positivo e demonstra uma ação sustentável”, afirmou o diretor de Manutenção Rural, Thiago Gonçalves.
Com essa ação a Prefeitura de Pindamonhangaba está incentivando os moradores a descartarem seus entulhos e restos de construção nos PEVs. “Esse comportamento além de deixar a cidade mais organizada e limpa, traz um ganho para a comunidade rural pois dá mais fôlego para mantermos em boas condições os nossos 600 quilômetros de extensão de via rural”, afirmou o vice-prefeito Ricardo Piorino, que coordena essa ação na Secretaria de Governo e Serviços Públicos.