Início Pindamonhangaba Pinda se destaca na utilização de restos de construção para conservar estradas...

Pinda se destaca na utilização de restos de construção para conservar estradas rurais

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

Pindamonhangaba vem promovendo a conservação e manutenção de suas estradas rurais com a reciclagem de entulhos e restos de construção civil descartados pela população nas unidades de Ponto de Entrega Voluntária – PEV. A ação teve início em 2022, quando a empresa Vale Ambiental passou a ser responsável pela gestão dos PEVs.

Atualmente, a Prefeitura do município conta com oito unidades em todas as regiões de Pinda e nos próximos meses três novas unidades devem ser inauguradas pela atual gestão. Após a população entregar o material inservível nas unidades dos PEVs, a empresa realiza a destinação para uma área localizada no bairro do Feital.

Neste espaço, os materiais são separados para a reutilização e são divididos em sete categorias: gesso, ferro, madeira, RCD (Resíduos de Construção e Demolição), podas, lenha e o capim/mato verde.

Todo resto de construção é colocado no britador, passa pela peneira, que posteriormente separa em três tipos de materiais que são utilizados nas vias rurais, sendo pedra tipo 1, pedra tipo 2 e o pó colocado na camada superior da estrada para compactação. Em seguida, antes de ser colocado nas estradas, passa por uma esteira, para a retirada de qualquer objeto ferroso.

Segundo levantamento da Prefeitura, mensalmente os PEVs recebem 1,5 tonelada de material oriundo de demolição de construção civil, possibilitando o cascalhamento das estradas rurais. Recentemente a Estrada do Cantagalo foi uma das que recebeu esse material e nesta semana o trabalho foi realizado na Estrada Eduardo Lourenço, conhecida estrada do Boia, no bairro Mandú.

Estrada Eduardo Lourenço Foto: divulgação/PMP

“Essa técnica está sendo muito positiva. Às vezes um ou outro morador pode pensar que estamos jogando entulho na estrada, mas não é. Trata-se de uma aplicação de material com técnicas, respeitando normas e com autorização de órgãos técnicos que vem gerando um resultado positivo e demonstra uma ação sustentável”, afirmou o diretor de Manutenção Rural, Thiago Gonçalves.

Com essa ação a Prefeitura de Pindamonhangaba está incentivando os moradores a descartarem seus entulhos e restos de construção nos PEVs. “Esse comportamento além de deixar a cidade mais organizada e limpa, traz um ganho para a comunidade rural pois dá mais fôlego para mantermos em boas condições os nossos 600 quilômetros de extensão de via rural”, afirmou o vice-prefeito Ricardo Piorino, que coordena essa ação na Secretaria de Governo e Serviços Públicos.

Publicidade