Para reforçar a campanha “Agosto Lilás”, de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, a Prefeitura de São José dos Campos promove neste sábado (19), a partir das 8h, no Parque da Cidade, mais uma edição do Aulão de Defesa Pessoal. A aula experimental é destinada somente às mulheres com idade a partir de 18 anos.
A iniciativa também vai celebrar o aniversário de um ano do curso de Defesa Pessoal, promovido pela Patrulha Maria da Penha, da GCM (Guarda Civil Municipal).
O curso é oferecido em parceria com o investigador da Polícia Civil José Renato Rodrigues Júnior, professor de Kung Fu e Hapkido, que ministra as aulas de forma voluntária, em dois sábados por mês, no próprio Parque da Cidade.
Para participar do aulão é recomendado o uso de tênis e roupas leves ou específicas para treino, como top por baixo de camiseta fechada na frente e calça legging. E os exercícios serão feitos na área do gramado ao lado do Pavilhão Gaivotas.
Patrulha Maria da Penha
O que é? A Patrulha Maria da Penha é um programa da Guarda Civil Municipal que atende mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que têm medida protetiva emitida pela Justiça.
Como Funciona? A Vara da Violência Doméstica e Familiar encaminha à Patrulha Maria da Penha mulheres com medida protetiva para participar do programa. Após a inclusão dessas mulheres, começam os patrulhamentos preventivos nos locais frequentados pelas vítimas, visando a sua proteção física e psíquica.
Quem pode fazer parte? Para ter a proteção da Patrulha Maria da Penha é preciso que a vítima tenha registrado Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, tenha medida protetiva emitida pela Justiça e seja incluída no programa também por determinação da Justiça.
Em casos de ameaça ou agressão a vítima que ainda não tenha medida protetiva, ligar para a GCM (153) ou para a Polícia Militar (190).
Só neste ano, a equipe de Patrulha Maria da Penha já fez 139 atendimentos e está assistindo 117 mulheres vítimas de violência doméstica em São José dos Campos.