O link building é uma estratégia de SEO que envolve a construção de autoridade e relevância na web a partir de links externos que apontam para o seu site ou blog. Em outras palavras, trata-se de uma prática em que outros sites mencionam a sua empresa ou produto que ela oferece e direcionam o usuário para as suas páginas por meio de links.
O Google investiga os links que direcionam para o site para saber se ele é bastante citado e se tem boas referências. Quanto mais links ele receber de sites confiáveis, populares e referências, mais relevante ele demonstra ser na sua área de atuação.
Os links internos também são importantes, pois permitem que o Google entenda a estrutura do seu site e como as diferentes páginas se relacionam entre si.
Por que é importante ter uma estratégia de link building?
Ter uma estratégia de link building eficaz pode ajudar a aumentar a autoridade do seu site e a melhorar o seu posicionamento nos resultados de pesquisa do Google e de outros mecanismos de busca.
Os algoritmos dos mecanismos de busca dão prioridade aos sites que possuem uma forte rede de links externos, o que gera mais destaque para a sua marca nos resultados de pesquisa.
Além disso, o link building pode ajudar a aumentar o tráfego do seu site, pois os links externos podem direcionar os usuários para as suas páginas e, assim, aumentar a visibilidade da sua marca.
O que é considerado um bom link externo?
Para que um link externo seja considerado bom pelo Google, ele precisa atender a alguns critérios. Aqui estão alguns dos principais critérios que são levados em consideração:
1. Autoridade do site
A autoridade do site que está linkando para o seu é um fator importante. Quanto mais autoridade um site tiver, mais valioso será o link que ele estiver enviando para o seu site.
2. Relevância do conteúdo
A relevância do conteúdo do site que está linkando para o seu é outro fator importante. Se o conteúdo do site for relevante para o seu nicho, o link será mais valioso do que se o conteúdo for irrelevante.
3. Texto âncora
O texto âncora é o texto que é clicável em um link externo. Ele é um fator importante para o Google, pois ajuda a entender do que se trata a página para a qual o link está apontando.
O ideal é que o texto âncora contenha a palavra-chave que você está tentando posicionar, mas ele não deve ser sempre o mesmo, pois isso pode ser considerado spam.
4. Diversidade de links
A diversidade de links externos é importante para que o Google entenda que o seu site é relevante para diferentes públicos. Portanto, é importante que você consiga links de diferentes tipos de sites, como blogs, portais de notícias, sites de empresas e assim por diante.
O link building é uma estratégia importante para ajudar a aumentar a autoridade do seu site e melhorar o seu posicionamento nos resultados de pesquisa do Google e de outros mecanismos de busca. Invista em link building!