São José dos Campos foi certificada como a primeira Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável do Brasil. A certificação foi concedida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) com base em três normas internacionais NBR ISO (37120, 37122 e 37123) regulamentadas pelo World Council on City Data, instituição ligada à ONU (Organização das Nações Unidas).
A certificação foi concedida em 16 de março. As boas práticas de gestão reconhecidas pelo título atraíram em 2022 mais de 100 delegações de outros municípios e entidades de classe para conhecer as experiências bem sucedidas de São José.
Em julho, mais uma boa notícia colocou São José no cenário internacional. A cidade foi escolhida para sediar o SSP23, o maior evento de estudos espaciais do mundo. O programa acontecerá entre junho e agosto do ano que vem e vai reunir cerca de 500 pessoas de 50 países diferentes.
São José também concluiu o processo de concessão do aeroporto Prof. Urbano Stumpf. Depois de assumir o terminal em novembro, a concessionária já projeta voos regulares de cargas e passageiros para o primeiro trimestre de 2023.
Empregos
São José consolidou sua recuperação econômica neste ano. No acumulado do período, entre janeiro e novembro, a cidade obteve saldo positivo de 10.653 postos de trabalho, de acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Nos últimos 12 meses (novembro de 2021 ao mesmo mês de 2022, a cidade registrou 9.446 empregos formais, já considerados os ajustes mensais.
Para auxiliar as pessoas na recolocação profissional, a cidade possui o programa Qualifica São José, que deve fechar o ano com uma oferta de mais de 28 mil vagas de cursos gratuitos.
Turismo
No setor de Turismo, foi aprovado em outubro o Projeto de Lei Complementar que instituiu o Plano Diretor de Turismo Sustentável de São José dos Campos.
O Plano Diretor define as atribuições da Administração municipal no planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor de turismo na cidade. Em 2022, o programa City Tour chegou à marca de 1.000 participantes, entre moradores e turistas.
Ponto Rural
O programa Ponto Rural foi instituído através de lei como política pública municipal, permitindo a celebração de convênios e parcerias com entes públicos e privados.
Os excelentes resultados do programa chamaram a atenção de outros municípios paulistas, que estão replicando o modelo de atendimento aos pequenos produtores das respectivas cidades.