Início Pindamonhangaba Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba tem ano de desafios e vitórias

Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba tem ano de desafios e vitórias

Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba - Foto: Saulo Fernandes/@imagens.comdrone
Publicidade

Para a Secretaria de Saúde, o ano de 2022 foi marcado por desafios, mas também aprendizado, com o fim da emergência em saúde no mundo todo pela pandemia da Covid-19 e com grande queda do número de óbitos no município, após aplicação das vacinas.

“Desfrutamos de grandes conquistas, dentre algumas delas estão a descentralização das vacinas em todas as unidades de saúde, o atendimento psicológico descentralizado nas cinco regiões do município, atendimento de Fonoaudiologia e Fisioterapia em pacientes acamados ou restritos ao lar”, lembrou a secretária de Saúde, Ana Claudia Macedo dos Santos.

Nova sede – Inauguramos a nova sede da Secretaria de Saúde no dia 2 de fevereiro, marcando uma nova fase. O prédio é amplo e foi adaptado para receber todos os setores administrativos da Secretaria, incluindo a Vigilância Sanitária e a Vigilância Epidemiológica, que fazem parte do Departamento de Proteção aos Ricos e Agravos à Saúde, ficando somente o Departamento de Assistência Farmacêutica e Saúde Bucal sediado na Farmácia Central.

“O maior objetivo desta mudança foi aproximar e facilitar o planejamento das ações, refletindo positivamente para a população em agilidade e melhor prestação de serviço”, explicou a secretária Ana Claudia.

Outras melhorias – Renovação de mobiliário em todas as unidades de saúde, contratação de empresa especializada na manutenção predial, limpeza e controle de ações externas da Atenção Básica.

Recebemos 3 veículos, frutos de uma Emenda Federal a fim de ampliar as visitas domiciliares das unidades de Estratégia da Família, também visitas a pacientes acamados e situações administrativas das unidades de saúde.

Vale destacar a aquisição de 2 Vans Adaptadas doadas pela Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência, que proporcionará mais efetividade ao serviço prestado e, consequentemente, mais segurança e conforto aos usuários, visto que o município apresenta 2,33% da sua população com algum tipo de deficiência do tipo motora.

Foi aberto também um Processo Seletivo para contratação de Agentes Comunitários de Saúde, Auxiliar de Saúde Bucal e Controle de Vetor, além de um contrato para Recepção visando abrir oportunidades de emprego para a população e suprir o déficit em alguns setores.

Sem deixar de pensar nos profissionais de saúde onde foram realizados atualizações e aperfeiçoamentos aos cuidados na saúde da gestante durante o Pré-Natal e a capacitação para todos os funcionários da saúde com o tema ‘’Cuidando de quem cuida’’.

A Saúde contou também com o atendimento móvel descentralizado, ‘’o Ônibus da Saúde’’ que percorreu os bairros das Oliveiras e Cerâmica, locais em que a população possui mais dificuldade de locomoção. A equipe foi composta por médico, enfermeiro, dentista, auxiliar de enfermagem e agentes de saúde, e no local foi prestado atendimento médico, odontológico e coleta de preventivo.

Novos prédios e equipamentos – Em abril, foi inaugurada a Unidade Mista do Cidade Nova, ampliando o acesso à assistência de saúde e descentralizando alguns serviços de especialidades médicas para evitar deslocamento da população dessa região para a área central.

Também foi realizada a implantação da Residência Terapêutica no município, para acolhimento de pacientes institucionalizados há mais de 2 anos, com capacidade para 10 moradores já estando todas as vagas completas.

Em agosto foi entregue um novo prédio do Ambulatório de Saúde Mental, ao lado do CEM – Centro de Especialidades Médicas, no centro da cidade, em um local mais amplo e adaptado para um melhor atendimento aos usuários. Ainda em Saúde Mental, foi inaugurado em setembro o Complexo de Saúde Mental Infantojuvenil, especialmente criado para este público, em espaço diferenciado do atendimento adulto, para atendimento de transtornos leves e moderados.

Ainda em setembro, foi feita a substituição da Empresa Nefrovale no Centro de Hemodiálise, pela Empresa Santa Clara Nefrologia. Assim que assumiu o serviço, a Santa Clara iniciou a substituição de todos os equipamentos da clínica de hemodiálise, além de novas máquinas, todas novas e mais modernas, a empresa também trocou todas as poltronas, as cadeiras de rodas, os demais equipamentos, tanques de oxigênio, caixas para seringas e medicamentos, utensílios de cozinha, além de móveis de escritórios, o que gerou grande satisfação pelos usuários.

Ampliação do Atendimento – A mudança de prédio do serviço da Fisioterapia, que ocorreu em novembro e agora é mais amplo, arejado e organizado, oferecendo um atendimento com muito mais dignidade para a população.

No ano de 2022, os Setores de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional realizaram 30.762 atendimentos no período compreendido de 02/01/2022 a 30/11/2022 e a dispensação de Órteses, Próteses e Meios de Locomoção (OPM) realizando a concessão de 114 equipamentos a população.

Vitória e reconhecimento – Em 19 de dezembro, Pindamonhangaba conseguiu a habilitação da UPA do Araretama junto ao Ministério da Saúde, Unidade esta que até o presente momento era custeada integralmente pelo município e que a partir de agora receberá uma verba própria.

Além de tudo, a Secretaria de Saúde ganhou o 2º Ciclo de Premiações do Programa “Parcerias Municipais” com o indicador: “Reduzir os Óbitos Prematuros por Doenças Crônicas Não Transmissíveis”. Para isso, foi necessário avançar no acesso à saúde, políticas de promoção, prevenção e vigilância.

“E as semanas finais do ano trazem boas perspectivas para o futuro, foi um ano desafiador, mas de muitos avanços e os outros projetos para 2023 já estão sendo encaminhados”, concluiu a secretária de Saúde.

Publicidade