Estudos recentes de agências de marketing apontam um aumento de 21% em relação aos gastos com anúncios nas redes sociais das empresas, comparado ao primeiro trimestre de 2021. Isso revela que, estratégias como anúncio patrocinado do Google e o posicionamento orgânico dos termos ainda precisam ser aplicados e fortalecidos em muitas marcas.
O gasto médio mensal com propaganda em redes sociais foi de US$ 3.631, cerca de R$ 18,6 mil, no primeiro trimestre, uma queda de 19% em relação à alta da temporada de festas do quarto trimestre de 2021. Mesmo assim, isso registra um crescimento de quase 21% em relação à média do primeiro trimestre de 2021, de pouco mais de US$ 3.000 (R$ 15,3 mil).
Entretanto, apesar do aumento no investimento de anúncios em redes sociais, a taxa de engajamento nas plataformas permanece a mesma. As postagens do Instagram, por exemplo, recebem uma média de 32 interações por 1.000 impressões, número esse que permaneceu consistente no ano passado.
Curiosidades sobre anúncios nas redes sociais
Há fatos interessantes sobre esse mundo de anúncios.
- Cinco perfis brasileiros aparecem com melhor performance no Instagram, segundo a plataforma de marketing digital, são: Netflix Brasil com 68.940.468 interações em 248 posts; Obvious com 4.521.576 interações em 198 posts; Disney+ Brasil com 3.544.027 interações em 306 posts; Grão de Gente com 3.388.887 interações em 658 posts e HBO Max Brasil com 2.213.665 interações em 473 posts;
- O Facebook teve uma queda de 17% no número médio de curtidas, comentários e compartilhamentos. Em janeiro do ano passado, a plataforma possuía uma média de 6,54 interações por 1.000 impressões; este ano no mesmo mês, esse número caiu para 5,44. Ainda assim, está acima da baixa histórica do quarto trimestre do ano passado, de 5,03 interações;
- O perfil brasileiro com melhor performance no Facebook é o do Ponto Frio com 3.283.116 interações em 292 posts, na lista há também os perfis da Netflix, Casas Bahia, Patins Cascavel, Atacado Games e Hurb.
Sendo assim, investir em anúncios pode trazer bons resultados, mas existem outros fatores que também devem ser considerados ao movimentar as redes sociais, como qualidade do conteúdo, público-alvo, entre outros. E, claro, as demais estratégias de marketing não devem ser ignoradas.