A bicampeã mundial de skate na modalidade street, Pâmela Rosa, desfilou com seu troféu e skate na tarde desta quarta-feira (17), pelas principais ruas de São José dos Campos, em carro aberto do Corpo de Bombeiros. Pâmela conquistou o bicampeonato no último domingo (14) em Jacksonville, na Flórida.
Antes, pela manhã, a skatista participou de coletiva de imprensa no Centro da Juventude, onde comentou sua participação nas Olimpíadas de Tóquio, sua atuação no mundial e seus projetos futuros, como os Jogos Pan-Americanos Junior na Colômbia, em 25 de novembro.
“Foi um ano difícil, três dias antes das Olimpíadas de Tóquio, eu me lesionei. Era o meu maior sonho uma medalha olímpica, mas no mundial eu consegui e passei por todos os obstáculos. E agora, nos Jogos Pan-Americanos, quero trazer mais essa medalha para o país para se somar ao meu segundo título mundial”, disse.
A atleta também destacou o apoio que recebe da Prefeitura. “A LIF já nos ajuda há muitos anos. Sou grata a cidade e a Prefeitura que está comigo em todas as competições que participo. Só posso agradecer e isso me faz querer voltar sempre para nossa cidade”, disse a atleta, que é apoiada pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal).
Desfile
Por cerca de três horas, Pâmela percorreu a região sul e central da cidade e bairros como o Jardim Paulista e a Vila Industrial, encerrando o percurso no local onde começou sua carreira, no Centro Poliesportivo José Carlos das Neves, no Jardim Cerejeiras, na zona leste.
Durante o trajeto, recebeu o carinho de fãs e admiradores por meio de buzinaços e acenos de mão. Ao chegar no poliesportivo foi recebida com carinho por moradores e amigos. Posou para fotos, distribuiu autógrafos em tênis e camisetas e ainda andou de skate para uma plateia de fãs.
Com o skate nos braços, o jovem Mateus Henrique da Silva, 14 anos, morador do Dom Bosco, fez questão de ir ver Pâmela. “É um grande momento, porque ela ganhou o mundial. Estou muito animado em vê-la. Ela é uma grande inspiração”, disse.
A lojista Cristina Moraes, moradora do Jardim Cerejeiras, também fez questão de comemorar a vitória da skatista. “Eu vim comemorar a vitória dela. Ela morou na rua de casa e está sempre aqui para nos ver. Sempre”, disse.
Emocionado, o estudante Rafael Alencar, 11 anos, disse que conhecer a skatista foi o melhor dia de sua vida. “É muita alegria. Eu gosto muito do que ela faz. Ela que me fez começar a andar de skate e que me faz sonhar em ir para as olimpíadas também”, disse.
Trajetória
Aos 22 anos de idade, Pâmela já tem 14 anos de carreira como skatista. A atleta começou a andar de skate há oito anos. Com 16 anos, venceu o X Games, considerado os Jogos Olímpicos dos esportes radicais.