Em palestra realizada na noite desta terça-feira (12), no Sindicato Rural e promovida pela CRV – Lagoa em parceria com a Comevap, os técnicos apresentaram as vantagens da “Vaca Funcional” e o trabalho de melhoramento genético promovido pela empresa para obter animais mais saudáveis, mais longevos, mais produtivos e, portanto, mais lucrativos.
A CRV Lagoa é uma empresa internacional belga-holandesa de melhoramento genético, com sede na Holanda. Na palestra os técnicos da empresa orientam sobre o que é necessário fazer para ter vacas funcionais (vaca mais econômica). Foram apresentadas técnicas de manejo adequadas para a vaca funcional, uma ótima oportunidade para os pecuaristas conhecerem os benefícios da criação, para melhorar a produtividade no campo.
A vaca funcional tem estatura média, melhor locomoção, apresenta menos problemas sanitários, entre outras vantagens. A adoção de técnicas e manejo adequados para a vaca funcional visa proporcionar melhores resultados na pecuária de leite. Um dos aspectos mais importantes nas matrizes leiteiras é a durabilidade, ou seja, aumentar a vida útil das vacas, incrementando a sua produção de leite e de crias, reduzindo as taxas de descarte do rebanho. A Holanda tem uma das menores taxas de descarte.