Início São José dos Campos Pró-Trabalho é chance para quem deixa a condição de rua em São...

Pró-Trabalho é chance para quem deixa a condição de rua em São José dos Campos

Foto: Adenir Britto /PMSJC
Publicidade

São José dos Campos conta com uma rede de serviços especializada para auxiliar aqueles que desejam deixar a condição de rua: acolhimento qualificado em abrigos, tratamento para dependência química, acompanhamento assistencial e possibilidade de inserção em benefícios de transferência de renda.

Um dos principais suportes é o Pró-Trabalho, que oferece qualificação, valorização e renda.

“O Pró-Trabalho para mim foi mudança de vida. Adoro o que eu faço. Todo mundo gosta de mim, dizem que eu faço o serviço bem feito e isso me faz muito bem. Assim, quero ser cada vez melhor”.

O depoimento é de Ederson Nunes da Silva, 44 anos, ex-morador de rua, e demonstra o quanto o programa tem contribuído nesta etapa de superação e retomada.

Ele viveu em situação de rua por anos. Com o trabalho diário de convencimento realizado pelo Apoio Social, ele aceitou abrigo e decidiu que era hora de mudar. Após a avaliação social, foi inserido no eixo de serviços gerais internos do Pró-Trabalho e há pouco mais de três meses como bolsista.

“Voltei a morar com a minha mãe, vou reconquistar o respeito da minha família, conviver com a minha filha e voltar a estudar.”

Social

Além de oferecer qualificação para o mercado de trabalho e geração de renda para todos que se inscreveram e estão habilitados para o programa, o Pró-Trabalho cumpre uma função social de oferecer oportunidades às vítimas de violência e pessoas que deixaram a condição de rua.

Desde o início do programa em 2018, mais de 130 pessoas em situação de vulnerabilidade já ingressaram no Pró-Trabalho.

Publicidade