Home RM Vale Prefeitura de São José dos Campos intensifica fiscalização na fase vermelha

Prefeitura de São José dos Campos intensifica fiscalização na fase vermelha

Prefeitura de São José dos Campos intensifica fiscalização na fase vermelha
Foto: Charles de Moura/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos intensificou, a partir desta segunda-feira (18), a fiscalização do comércio para garantir o cumprimento dos decretos e regras especificados para a fase vermelha do Plano São Paulo, que é a estratégia do governo do Estado para enfrentamento da pandemia de covid-19.

Com apoio da Guarda Civil Municipal, os agentes do DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais) estiveram no calçadão da rua 7 de Setembro durante a manhã.

O trabalho de fiscalização, assim como de orientação a lojistas e munícipes, será realizado em todos os corredores comerciais da região central e dos bairros.

Com a fase vermelha, a maior parte do setor de comércio e serviços deverá permanecer fechada.

Só poderão funcionar, mediante protocolos, os estabelecimentos de produtos e serviços considerados essenciais, como farmácias e drogarias, supermercados, açougues, feiras livres e lojas de materiais de construção.

Apoio popular

Munícipes que estavam no calçadão destacaram a importância do cumprimento das regras sanitárias e de saúde para evitar a propagação do coronavírus no município.

“Muito importante este trabalho da Prefeitura. Fechar boa parte do comércio neste momento é um mal necessário. Se a população colaborar, em breve poderemos reabrir as lojas”, disse a maquiadora profissional Lucilene Nunes, que tem 34 anos e mora no Jardim Motorama, na zona leste.

“A Prefeitura está correta em adotar a fase vermelha e intensificar a fiscalização. Espero que todos façam sua parte para que possamos ter as lojas abertas novamente o mais rapidamente possível”, afirmou o aposentado Eduardo da Silva, que tem 65 anos e reside na Vila Maria, na região central.

Fase vermelha

O governo de São Paulo havia reclassificado a região para a fase laranja. Contudo, a Prefeitura de São José decidiu seguir medidas ainda mais restritivas visando diminuir o contágio pelo covid-19 e evitar pressão sobre o sistema de saúde do município. O decreto com as novas normas estará disponível no Boletim do Município: www.sjc.sp.gov.br/boletim.

Semanalmente o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, que referendou a decisão, avaliará o cenário epidemiológico e as taxas de ocupação de leitos para deliberar sobre o funcionamento das atividades com atendimento presencial.

Fiscalização e prevenção

Em caso de descumprimento das regras, o estabelecimento está sujeito a multa de R$ 5 mil – com aplicação em dobro a cada reincidência – e outras sanções de natureza civil, administrativa e penal. Se o infrator persistir na prática irregular, poderá haver interdição da atividade.

Produtos, bens, equipamentos e utensílios em uso ou na iminência de utilização em eventos que podem gerar aglomeração de pessoas serão apreendidos sumariamente. A devolução somente ocorrerá mediante apresentação da nota fiscal dos itens, pagamento das multas aplicadas e indenização à Prefeitura pelas despesas efetuadas.

A Prefeitura ressalta a importância do engajamento da população para conter a pandemia. Mantenha as medidas de higiene, lave sempre as mãos e use máscaras em locais públicos.

Balanço

Desde o início da pandemia em março de 2020, foram aplicadas 613 multas em estabelecimentos comerciais por descumprimento dos decretos municipais e estaduais e das regras sanitárias e de saúde estipuladas para a quarentena.

Durante este período, também foram realizadas 13.373 vistorias e cerca de 4.000 visitas para orientação de comerciantes, lojistas e clientes.

Foram atendidas ainda 12.760 reclamações e denúncias da população de desrespeito às normas para o período de quarentena.

A população pode ajudar a Prefeitura denunciando aglomerações e descumprimento das regras de saúde e de isolamento social por meio dos canais oficiais: Central 156 (telefone, site e aplicativo), telefones 153 (específico da GCM) e 190 (COI/Polícia Militar) e 3901-4120 (DFPM).