A redação é parte fundamental para a composição das notas no Enem. O MEC valoriza a produção textual e avalia as técnicas de escrita, a capacidade de organização de ideias e estruturação coerente de conteúdo, as habilidades de argumentação, o domínio do vocabulário e as analogias às vivências de cada estudante. Para auxiliar os estudantes em preparação para o Enem, a coordenadora de Redação do Curso Poliedro, Fabiula Neubern, oferece um passo a passo, bem como algumas dicas para que conquistem um bom desempenho nas redações:
Dias antes da prova:
- O aluno que busca se preparar para redação deve estar sempre atento às principais notícias e ler o máximo que puder. Aproveite esses últimos dias para ler portais de notícia, jornais e até mesmo redações nota mil de edições anteriores.
- Para conter a ansiedade, nada de excessos ou de escrever quatro ou seis redações na semana da prova. Se a ansiedade bater, escreva algumas linhas, ou seja, uma introdução de um tema que você acredita que possa cair e que o está angustiando. “Também pode acalmar escrever uma proposta de intervenção. Não precisa nem ser uma redação inteira. Ao rodopiar o lápis ou a caneta no papel, a ansiedade vai começar a diminuir e você já poderá se sentir mais seguro”, explica Fabiula.
- Os afetos contribuem para a sensação de confiança, então, rememore aquela aula gostosa, reflita sobre aquela discussão que sua professora trouxe e que fez você ‘pensar fora da caixa’. “Foi tão bom entrar em contato com o pensamento crítico, não foi? Relembre esses bons momentos, pois eles podem ajudar na construção da argumentação no dia da prova”, complementa.
- Outra atitude que certamente vai levá-lo a se sentir mais confiante é reler os melhores textos que você escreveu ao longo do ano. Não importa quantos foram e nem a nota atribuída. Volte-se ao seu melhor e veja do que você foi capaz.
- Além disso, aproveite para ouvir a sua playlist predileta! Afinal, as músicas podem entrar na sua redação Enem como repertório. Antes de dormir, releia seu caderninho de repertório. Ao dormir, seu cérebro poderá processar as ideias que você leu e memorizá-las.
No Enem:
- O primeiro passo para começar a desenvolver o texto é ler a frase ou o recorte temático atentamente, já sublinhando as palavras-chave para delimitar o tema e o seu recorte.
- O segundo passo é uma leitura cuidadosa dos textos motivadores, pois ela pode ajudar na composição do projeto de texto. Esse projeto é uma espécie de esqueleto, ou seja, um conjunto de anotações do tipo: qual será a minha tese, isto é, meu posicionamento? Qual ou quais referências externas vou usar? Qual a ideia central de cada parágrafo de desenvolvimento? Qual será a proposta de intervenção? A organização é necessária, já que é uma das habilidades observadas em qualquer texto dissertativo-argumentativo.
- A próxima etapa é escrever o texto. Há alunos que fazem um rascunho completo, outros que escrevem os primeiros parágrafos em rascunho e partem para a folha oficial, e outros, ainda, que escrevem o texto todo diretamente na folha oficial a partir do projeto.
- A estrutura reproduzida nos textos deve ser um ponto de atenção, já que representa uma significativa parte do desempenho. No Enem, a técnica de escrita tem um peso elevado, ou seja, 20% da nota diz respeito ao domínio da língua. Outros 20%, ao uso de mecanismos linguísticos que garantam a coesão.
- Cada um define a estratégia que o deixa mais seguro e confortável. Independentemente da tática escolhida, é fundamental fazer uma revisão gramatical ao final. Porém, a coordenadora não recomenda que se deixe a redação para o final da prova porque o aluno ou aluna pode se perder com o tempo e não conseguir concluir o texto.
“Mas não vejo problema em ler o tema, anotar as primeiras ideias e deixar a cabeça trabalhar um pouco o amadurecimento dele enquanto se resolve algumas questões objetivas. Para definir o melhor método, a minha dica é treinar estratégias diferentes em simulados e, se isso já foi feito e definido, o ideal é não mudar de estratégia no dia da prova, pois isso pode provocar ansiedade e prejudicar o desempenho”, explica Fabiula Neubern, coordenadora de Redação do Curso Poliedro.