Home Destaque Prefeitura de Pinda inicia atividades dos núcleos de atenção psicopedagógica

Prefeitura de Pinda inicia atividades dos núcleos de atenção psicopedagógica

Prefeitura de Pinda inicia atividades dos núcleos de atenção psicopedagógica
(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a OSC Interação, inicia nesta e na próxima semana as atividades dos Núcleos de Atenção Psicopedagógica (NAP) do Centro, do Cidade Nova e de Moreira César.

Até então, a Secretaria de Educação contava com duas unidades de NAP (no Bela Vista e Pasin) mas, com a assinatura do termo de colaboração com a Organização Social Interação, em novembro do ano passado, a cidade passou a contar com a ampliação das unidades, passando a ter 4 unidades, abrangendo as regiões de Moreira César, Centro, Cidade Jardim e Cidade Nova, o que possibilitou o aumento do número de vagas de 200 para 500.

Além de mais unidades, os NAPs estão mais equipados, oferecendo aos alunos os serviços de: psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, psicomotrista, terapeuta ocupacional e neuropediatra.

NAP Centro – O início oficial das atividades do NAP Centro foi realizado nesta segunda-feira (22), com a presença da equipe que irá trabalhar no local, representantes da Secretaria de Educação e representantes das Mães de Azul, além do vice-prefeito Ricardo Piorino e prefeito Isael Domingues. Importante destacar que, neste momento de pandemia, todas as medidas de segurança estão sendo tomadas, como obrigatoriedade do uso de máscara e proibição de aglomerações.

Para o representante das Mães de Azul, Josafá Santana, o serviço do NAP é de grande importância para o desenvolvimento das crianças. “A gente agradece do fundo do coração ao prefeito pelas novas unidades do NAP, e por tudo o que o prefeito fez para nossas crianças”, agradeceu.

A secretária de Educação, Luciana Ferreira, afirmou que as novas unidades do NAP evidenciam o olhar sensível e atento da gestão do prefeito municipal em preconizar o que está na Constituição Brasileira, que é o direito da educação a todos. Ela lembrou que 500 alunos terão atendimento, mesmo que seja online, devido à pandemia.

Representando a OSC Interação, que coordena as unidades, o Pastor Ezequiel Braça, destacou a qualificação da equipe e lembrou que as crianças atendidas pelo NAP são encaminhadas pelas escolas municipal. Elas passam pela triagem nas unidades do NAP específicas para este fim, quando é identificado o tratamento que a criança vai precisar. Ele acredita que representa um avanço muito grande em educação Pindamonhangaba oferecer tantas unidades do NAP, em praticamente todas as regiões da cidade.

Para o prefeito Dr. Isael Domingues a educação é uma prioridade em sua gestão. “Temos investido muito em educação para a formação das nossas crianças e com a educação especial não poderia ser diferente. A ampliação do atendimento, com qualidade, tem que ser prioridade principalmente para a educação especial”, destacou. Ele lembrou que a cidade está avançando em tecnologia sem esquecer a humanização. “Estamos trabalhando para uma cidade cada vez mais humana, moderna e inteligente. Mesmo com todo o serviço oferecido, nunca podemos nos esquecer de acolher bem as pessoas, com carinho e respeito. Tenho certeza de que as equipes dos NAPs têm essa consciência de como são importantes na vida das crianças atendidas e de suas famílias”, garantiu.

Próximos NAPS – Nesta terça-feira (22), tem início, oficialmente, o atendimento no NAP Cidade Nova e, na próxima semana, no NAP Moreira César, localizado no Pasin.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O CURSO