Início Pindamonhangaba Prefeitura de Pinda inicia atividades dos núcleos de atenção psicopedagógica

Prefeitura de Pinda inicia atividades dos núcleos de atenção psicopedagógica

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a OSC Interação, inicia nesta e na próxima semana as atividades dos Núcleos de Atenção Psicopedagógica (NAP) do Centro, do Cidade Nova e de Moreira César.

Até então, a Secretaria de Educação contava com duas unidades de NAP (no Bela Vista e Pasin) mas, com a assinatura do termo de colaboração com a Organização Social Interação, em novembro do ano passado, a cidade passou a contar com a ampliação das unidades, passando a ter 4 unidades, abrangendo as regiões de Moreira César, Centro, Cidade Jardim e Cidade Nova, o que possibilitou o aumento do número de vagas de 200 para 500.

Além de mais unidades, os NAPs estão mais equipados, oferecendo aos alunos os serviços de: psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, psicomotrista, terapeuta ocupacional e neuropediatra.

NAP Centro – O início oficial das atividades do NAP Centro foi realizado nesta segunda-feira (22), com a presença da equipe que irá trabalhar no local, representantes da Secretaria de Educação e representantes das Mães de Azul, além do vice-prefeito Ricardo Piorino e prefeito Isael Domingues. Importante destacar que, neste momento de pandemia, todas as medidas de segurança estão sendo tomadas, como obrigatoriedade do uso de máscara e proibição de aglomerações.

Para o representante das Mães de Azul, Josafá Santana, o serviço do NAP é de grande importância para o desenvolvimento das crianças. “A gente agradece do fundo do coração ao prefeito pelas novas unidades do NAP, e por tudo o que o prefeito fez para nossas crianças”, agradeceu.

A secretária de Educação, Luciana Ferreira, afirmou que as novas unidades do NAP evidenciam o olhar sensível e atento da gestão do prefeito municipal em preconizar o que está na Constituição Brasileira, que é o direito da educação a todos. Ela lembrou que 500 alunos terão atendimento, mesmo que seja online, devido à pandemia.

Representando a OSC Interação, que coordena as unidades, o Pastor Ezequiel Braça, destacou a qualificação da equipe e lembrou que as crianças atendidas pelo NAP são encaminhadas pelas escolas municipal. Elas passam pela triagem nas unidades do NAP específicas para este fim, quando é identificado o tratamento que a criança vai precisar. Ele acredita que representa um avanço muito grande em educação Pindamonhangaba oferecer tantas unidades do NAP, em praticamente todas as regiões da cidade.

Para o prefeito Dr. Isael Domingues a educação é uma prioridade em sua gestão. “Temos investido muito em educação para a formação das nossas crianças e com a educação especial não poderia ser diferente. A ampliação do atendimento, com qualidade, tem que ser prioridade principalmente para a educação especial”, destacou. Ele lembrou que a cidade está avançando em tecnologia sem esquecer a humanização. “Estamos trabalhando para uma cidade cada vez mais humana, moderna e inteligente. Mesmo com todo o serviço oferecido, nunca podemos nos esquecer de acolher bem as pessoas, com carinho e respeito. Tenho certeza de que as equipes dos NAPs têm essa consciência de como são importantes na vida das crianças atendidas e de suas famílias”, garantiu.

Próximos NAPS – Nesta terça-feira (22), tem início, oficialmente, o atendimento no NAP Cidade Nova e, na próxima semana, no NAP Moreira César, localizado no Pasin.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O CURSO

Publicidade