Região Metropolitana foi dividida em cinco áreas; medida permite avaliar melhor a capacidade hospitalar e taxa de avanço do coronavírus
O Governador João Doria anunciou nesta sexta-feira (29) que a Região Metropolitana da capital será dividida em cinco regiões no âmbito do Plano São Paulo, que prevê a retomada consciente e controlada das atividades econômicas no estado a partir de 1º de junho.
A subdivisão permite a classificação individualizada das regiões, de acordo com características demográficas e critérios técnicos de saúde, como a capacidade hospitalar para atendimento COVID-19 e a taxa de avanço de casos e mortes provocadas pelo coronavírus.
“A Grande São Paulo será dividida em cinco regiões de saúde no Plano São Paulo. Por abrigar mais de 22 milhões de habitantes, contar com uma organização de saúde com distribuição de leitos e internação hospitalar própria. Devido ao tamanho e complexidade, além da capacidade e disposição dos prefeitos, cada uma destas cinco regiões será avaliada individualmente”, informou Governador João Doria.
A decisão foi tomada em comum acordo com os prefeitos dos 38 municípios. As análises regionalizadas serão realizadas semanalmente e indicarão reclassificação da atual fase vermelha, de nível máximo de restrição, para as que permitem abertura controlada de atividades não essenciais.
“Com essa divisão, será possível ter uma análise ainda mais precisa de critérios técnicos de saúde para classificação apropriada de fases de retomada consciente na Região Metropolitana”, acrescentou Doria.
Diálogo
O Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, informou que participa de reuniões para dialogar com os prefeitos, mas ainda não há previsão de migração dos municípios da Grande São Paulo para novas fases do plano.
“Dialogamos com cada um dos prefeitos, explicando a necessidade do aumento da capacidade hospitalar dessas regiões. É esse o índice que a Região Metropolitana deve melhorar para avançar para a próxima fase. Fica muito claro que o trabalho em conjunto de aumento de leitos é fundamental para que a gente possa, com segurança, fazer essa retomada consciente”, destacou Vinholi.
Como fica
As cidades da Região Metropolitana ficam divididas nas seguintes regiões:
Norte – Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã;
Sudeste/ABC – Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul;
Leste/Alto Tietê – Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano;
Sudoeste – Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista;
Oeste – Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba.
A divisão foi feita com base na lei complementar nº 1.139, de junho de 2011, que prevê as redes regionais de Assistência à Saúde na Região Metropolitana, com a especificação das sub-regiões.
- São José dos Campos recebe edição do Me Leva Festival com Menos é Mais, Pixote e Jeito Moleque
- May & Karen realizam show pela primeira vez na Moon em Campinas
- Campinas já pode desfrutar do mais sofisticado empreendimento gastronômico e de entretenimento da região
- Aviator: muito mais que um jogo
- Por que o Google prioriza sites com uma boa rede de backlinks?
- 13 mil pessoas passaram pela 3ª Festa das Nações Joaquim Egídio de Campinas
- Transtorno bipolar aposenta? Saiba quais são os seus direitos
- Luiz Miguel & Daniel se apresentam em São Carlos
- Sami Rico repete feito do pai e homenageia Ayrton Senna em DVD
- Como funciona uma escola bilíngue?
- Quais são as principais técnicas de oratória?
- Lucas & Breno realizam show em tradicional festa de Campinas
- 30ª Festa do Peão de Boiadeiro de Piracicaba anuncia shows de Zé Neto & Cristiano e Lauana Prado
- Prefeitura de São José dos Campos abre 5000 vagas na parada da Revap
- São Paulo, Campos do Jordão e Ubatuba estão entre os destinos mais buscados para o feriado de 1° de maio, segundo Booking.com