Região Metropolitana foi dividida em cinco áreas; medida permite avaliar melhor a capacidade hospitalar e taxa de avanço do coronavírus
O Governador João Doria anunciou nesta sexta-feira (29) que a Região Metropolitana da capital será dividida em cinco regiões no âmbito do Plano São Paulo, que prevê a retomada consciente e controlada das atividades econômicas no estado a partir de 1º de junho.
A subdivisão permite a classificação individualizada das regiões, de acordo com características demográficas e critérios técnicos de saúde, como a capacidade hospitalar para atendimento COVID-19 e a taxa de avanço de casos e mortes provocadas pelo coronavírus.
“A Grande São Paulo será dividida em cinco regiões de saúde no Plano São Paulo. Por abrigar mais de 22 milhões de habitantes, contar com uma organização de saúde com distribuição de leitos e internação hospitalar própria. Devido ao tamanho e complexidade, além da capacidade e disposição dos prefeitos, cada uma destas cinco regiões será avaliada individualmente”, informou Governador João Doria.
A decisão foi tomada em comum acordo com os prefeitos dos 38 municípios. As análises regionalizadas serão realizadas semanalmente e indicarão reclassificação da atual fase vermelha, de nível máximo de restrição, para as que permitem abertura controlada de atividades não essenciais.
“Com essa divisão, será possível ter uma análise ainda mais precisa de critérios técnicos de saúde para classificação apropriada de fases de retomada consciente na Região Metropolitana”, acrescentou Doria.
Diálogo
O Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, informou que participa de reuniões para dialogar com os prefeitos, mas ainda não há previsão de migração dos municípios da Grande São Paulo para novas fases do plano.
“Dialogamos com cada um dos prefeitos, explicando a necessidade do aumento da capacidade hospitalar dessas regiões. É esse o índice que a Região Metropolitana deve melhorar para avançar para a próxima fase. Fica muito claro que o trabalho em conjunto de aumento de leitos é fundamental para que a gente possa, com segurança, fazer essa retomada consciente”, destacou Vinholi.
Como fica
As cidades da Região Metropolitana ficam divididas nas seguintes regiões:
Norte – Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã;
Sudeste/ABC – Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul;
Leste/Alto Tietê – Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano;
Sudoeste – Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista;
Oeste – Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba.
A divisão foi feita com base na lei complementar nº 1.139, de junho de 2011, que prevê as redes regionais de Assistência à Saúde na Região Metropolitana, com a especificação das sub-regiões.
- Matheus & Lorenzo se apresentam no Programa Viola Brasil deste final de semana
- ROMU DA GCM prende suspeito com arma de fogo de uso restrito em Taubaté
- Jovem é preso com sacola de drogas perto de escola em Caçapava
- 𝗣𝗼𝗹𝗶𝗰𝗶𝗮𝗶𝘀 𝗺𝗶𝗹𝗶𝘁𝗮𝗿𝗲𝘀 𝗽𝗿𝗲𝗻𝗱𝗲 𝗰𝗿𝗶𝗺𝗶𝗻𝗼𝘀𝗼 𝗽𝗼𝗿 𝗿𝗼𝘂𝗯𝗼 𝗲𝗺 𝗣𝗶𝗻𝗱𝗮𝗺𝗼𝗻𝗵𝗮𝗻𝗴𝗮𝗯𝗮
- Polícia Militar prende duas pessoas por receptação e furto qualificado em São José dos Campos
- Assessor Parlamentar de vereador em Caçapava é preso com arma e droga
- Corpo de homem é encontrado enterrado em uma área do Santuário Nacional em Aparecida
- Moto com placa adulterada é apreendida após alerta do Projeto Sentinela em Taubaté
- Como a licença PAT impacta as políticas de alimentação nas empresas?
- Hugo & Eduardo lançam “Ainda te amo”, com participação de Matheus & Lorenzo
- Podcast Viola Brasil no Quintal do Dany & Diego estreia com lenda da música country
- Homem é preso pela Policia Civil, suspeito de ser o Piloto da lancha utilizada na fuga após, assassinato em Ubatuba
- Guarda Civil Municipal captura foragido da Justiça, durante patrulhamento no bairro Vila São José, em Taubaté
- Policia Militar Ambiental realiza prisão de grupo envolvido em atividade de caça ilegal em São Luiz do Paraitinga
- Mãe de aluno pede transferência do filho para outra creche, após criança aparecer com machucados e mordidas em São José dos Campos