A Prefeitura fará uma pesquisa de campo para mapear o grau de contaminação do novo coronavírus entre a população de São José dos Campos. Serão aplicados 600 testes rápidos, em todas as regiões da cidade, para traçar um mapa estatístico das pessoas que tiveram contato com o vírus na cidade.
A pesquisa contratada pela Prefeitura deverá ser feita ainda esta semana pelo instituto Indsat, especializado em indicadores de serviços públicos em todo o país. O grupo de pesquisadores fará visitas domiciliares em todas as regiões da cidade e os testes serão aplicados por profissionais de enfermagem da Secretaria de Saúde.
Esse mapa será usado para definir o que será feito após o dia 22 de abril, data marcada para o fim da quarentena na cidade. Caso a contaminação pela Covid-19 esteja sob controle, a Prefeitura estuda flexibilizar algumas medidas de isolamento, para que a cidade retome a sua atividade econômica aos poucos.
A testagem é uma das ferramentas mais importantes para desenhar o cenário de uma epidemia na população. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), os testes ajudam a isolar os pacientes assintomáticos, que são importantes vetores na disseminação do vírus.
Os testes conseguem oferecer um diagnóstico a partir de uma gota de sangue em até 30 minutos.
- Madrid Open Mall leva 50 assistidos pelo GAIA para conhecer exposição de brinquedos antigos
- EDP debate o futuro da energia no Web Summit Rio
- Mateus Herdy e Daniella Rosas faturam etapa de São Sebastião do Circuito Banco do Brasil de Surfe
- Parque Capivari celebra 151 anos de Campos do Jordão com passeio de teleférico gratuito
- Festa Literária da Mantiqueira: Santo Antônio do Pinhal sedia a 7ª FLIMA de 15 a 18 de maio