Início Pindamonhangaba Pinda adere ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia

Pinda adere ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

Pindamonhangaba aderiu, na última semana, ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia na América Latina, coalizão global de líderes locais que buscam reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e tornar suas comunidades mais resilientes às mudanças climáticas.

Se trata da maior aliança de governos locais do mundo contra as mudanças climáticas, que representa um primeiro passo em direção a sociedades mais limpas e em harmonia com o meio ambiente.

Com a participação do Pacto Global de Prefeitos, Pindamonhangaba fortalecerá seu compromisso com a ação climática, fazendo um balanço das emissões de gases de efeito estufa e dos efeitos atuais das mudanças climáticas, criando um plano de ação com metas ambiciosas e claras de redução e a implementação de um sistema comum para medir essas emissões e monitorar os riscos climáticos.

“O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia reforça o compromisso de Pindamonhangaba com o meio ambiente e com o clima. Nos comprometermos com o Pacto Global de Prefeitos representa que vamos continuar nosso trabalho para tornar Pindamonhangaba uma cidade sustentável e saudável, onde as pessoas querem viver e onde as empresas querem investir. As ações que realizamos em nível local terão um impacto global. Assim, ao melhorar nossa cidade, ajudaremos a criar um mundo melhor para os cidadãos urbanos de hoje e para as gerações futuras”, afirmou Dr. Isael Domingues.

Ele lembrou que, “o Brasil possui 5.570 cidades e apenas 20 cidades participam do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia. O número baixo de participantes não é falta de interesse dos municípios, mas pelos requisitos que devem existir para que façam parte do Pacto. Nossa cidade sempre se manteve focada e preocupada com as questões ambientais e de mudanças climáticas. Buscamos ações tanto internamente, no Brasil, quanto fora, em outros países, sobre o tema. Essa nossa participação no Pacto Global representa que Pindamonhangaba agora faz parte de um grande movimento que está transformando o planeta. É uma responsabilidade nossa como gestor, como prefeito, é uma responsabilidade de cada gestor público, de cada cidade e de todo o mundo para tomar ciência do que significa essa carta de compromisso e trabalharmos em prol de melhoria da vida e do meio ambiente”, completou Dr. Isael.

A secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, explicou que Pindamonhangaba foi convidada a aderir ao Pacto Global de Prefeitos após a participação em Dubai, ano passado na COP 28, no maior evento mundial de discussão climática. “Hoje é a consolidação de um trabalho já iniciado e que vai continuar. Agora passamos a fazer parte do Pacto Global e vamos agir para melhorar e contribuir ainda mais com as questões envolvendo a luta pelo clima. Assinando esse pacto nós destacamos também nosso compromisso, nossa preocupação com o hoje e com o amanhã”.

A secretária disse que “em breve, a população será convidada a participar de oficinas sobre o tema, pois a cidade está avançando com diversos projetos relacionados ao clima. Já temos em elaboração o inventário de gases do efeito estufa, análise de riscos e vulnerabilidade climática. E isso tudo vai construir um plano com nossos compromissos, com nossas metas para o que queremos para Pindamonhangaba e também para inspirarmos outros municípios vizinhos e toda região”, finalizou Maria Eduarda.

Sobre o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia – O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia está amparado por uma ampla estrutura, capaz de dar suporte e facilitar o avanço da ação climática nas cidades.

Sob a liderança do vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, e do enviado especial do secretário-geral das Nações Unidas para Cidades e Mudanças Climáticas, Michael R. Bloomberg, o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia impulsiona a ação climática e energética em cidades ao redor do mundo, colaborando com redes locais e regionais, governos nacionais e outros parceiros para aumentar a liderança climática das cidades que fazem parte da coalizão. Juntas, as cidades do Pacto Global de Prefeitos ao redor do mundo podem representar uma redução de mais de 2,4 bilhões de toneladas de emissões de CO2, igualando as emissões anuais de veículos de passageiros nos Estados Unidos, China, França, México, Rússia e Argentina.

Publicidade