Início Pindamonhangaba Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso apresenta projeto para recuperação e restauro...

Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso apresenta projeto para recuperação e restauro da Igreja São José, em Pinda

Vice-prefeito, Ricardo Piorino Foto: Saulo Fernandes/Vale News
Publicidade

A Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso apresentou, na manhã desta quinta-feira (14), no auditório da Faculdade Santa Cecília (FASC), o projeto para recuperação e restauro da Igreja São José, em Pindamonhangaba.

O projeto foi apresentado pela Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, através do pároco Padre Kleber Rodrigues da Silva e contou com a presença de Wagner Gomes Bornal, representante da Origem Cultural, empresa responsável pelas obras de restauro, do vice-prefeito Ricardo Piorino, secretária de Obras e Planejamento Marcela Franco, vereador José Carlos Gomes – Cal, diretor da Unifasc Eduardo Aguiar e presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Ana Maria Guimarães.

Igreja São José Foto: divulgação/PMP

Para a realização do trabalho a empresa Origem Cultural foi habilitada para desenvolver a recuperação do prédio preservando suas características originais e promovendo a valoração e integração do patrimônio. Durante o evento de apresentação, representantes da empresa apresentaram detalhes do projeto de restauro.

O representante da empresa Origem Cultural, habilitada para realização das obras, afirmou que o trabalho já começou com a prospecção pictórica. “Estamos abrindo cada pedaço para saber como ele era originalmente, atendendo determinação CONDEPHAAT. Uma obra que será um grande desafio, perante a necessidade de preservar suas características originais e promovendo a valoração e integração do patrimônio”.

Representante da empresa Origem Cultural, Wagner Gomes Foto: Saulo Fernandes/Vale News

Considerada um Panteão Nacional, a Igreja São José da Vila Real teve recentemente seu projeto contemplado dentro da Lei de Incentivo Rouanet, o que possibilitará a captação de recursos para que a obra seja realizada.

Este evento teve transmissão ao vivo do Vale News

As obras de construção da Igreja São José foram iniciadas em 1840 pelo padre João de Godoy Moreira e em 1848 o templo, construído em taipa de pilão foi oficialmente inaugurado. O prédio é tombado pelo CONDEPHAAT desde 1983 e é considerado um patrimônio de extrema importância para a arquitetura, história, tradição e memória afetiva do município.

O templo religioso é considerado um Panteão Nacional pois nele estão sepultados 14 integrantes pindamonhangabenses que acompanharam o então Príncipe Regente Dom Pedro I na Proclamação da Independência, dentre eles o segundo comandante interino da Guarda de Honra, Capitão-mor Manuel Marcondes de Oliveira e Mello, Barão de Pindamonhangaba.

Foto: divulgação/PMP

O vice-prefeito Ricardo Piorino enalteceu a figura do Padre Kleber como grande protagonista deste trabalho e reafirmou seu compromisso em viabilizar apoio da nossa sociedade para que as obras possam acontecer. “Agradeço por tudo que tem feito, o senhor está marcando sua passagem por nossa cidade e está marcando uma importante página da nossa história. Vamos todos nos movimentar para conversarmos com a sociedade, empresários e devotos de São José para que possamos em breve finalizar essa restauração”, afirmou Piorino.

Vice-prefeito, Ricardo Piorino Foto: Saulo Fernandes/Vale News

“O projeto de restauro é uma parceria, um projeto de muitas mãos em que paróquia está à frente por sua responsabilidade e conta com apoio da Prefeitura, do Conselho e diversas instituições. Como devoto de São José, pra mim é uma grande responsabilidade e confirmo meu compromisso em devolver esse templo religioso para que em breve possamos aqui celebrar missas e outros eventos religiosos e culturais”, destacou padre Kleber.

O Padre Kleber Rodrigues informou que no dia 19 de março, Dia de São José, será celebrada uma missa às 19h30, na igreja Matriz e em seguida, haverá uma pequena procissão até a igreja São José para que seja dado um abraço simbólico na igreja.

Padre Kleber Rodrigues Silva Foto: Saulo Fernandes/Vale News

Para a presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural, Ambiental e Arquitetônico de Pindamonhangaba, Ana Maria Guimarães, “o conselho teve papel fundamental como representante da sociedade para provocar esse grande sonho”.

Presidente do Conselho de Patrimônio Histórico, Ana Maria Guimarães Foto: Saulo Fernandes/Vale News
Publicidade