Início Pindamonhangaba Projeto de Restauro da Igreja São José será apresentado pela Paróquia NS...

Projeto de Restauro da Igreja São José será apresentado pela Paróquia NS Bom Sucesso nesta 5ª feira

Igreja São José Foto: divulgação/PMP
Publicidade

Um grande anseio da população de Pindamonhangaba dá seus primeiros passos para tornar-se realidade. Nesta quinta-feira (14), a Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso irá apresentar o projeto para recuperação e restauro da Igreja São José.

Considerada um Panteão Nacional, a Igreja São José da Vila Real teve recentemente seu projeto contemplado dentro da Lei de Incentivo Rouanet, o que possibilitará a captação de recursos para que a obra seja realizada.

As obras de construção da Igreja São José foram iniciadas em 1840 pelo padre João de Godoy Moreira e em 1848 o templo, construído em taipa de pilão foi oficialmente inaugurado. O prédio é tombado pelo CONDEPHAAT desde 1983 e é considerado um patrimônio de extrema importância para a arquitetura, história, tradição e memória afetiva do município.

Para a realização do trabalho a empresa Origem Cultural foi habilitada para desenvolver a recuperação do prédio preservando suas características originais e promovendo a valoração e integração do patrimônio. Durante o evento de apresentação, representantes da empresa irão apresentar detalhes do projeto de restauro.

“Trata-se de uma empresa com profissionais com vasta experiência em trabalho de restauro, planejamento urbano e educação patrimonial. Queremos convidar toda comunidade, autoridades e empresas para conhecer esse trabalho que estamos iniciando e se envolver nesta campanha”, afirmou o pároco responsável, padre Kleber Rodrigues da Silva.

O evento de apresentação acontecerá às 10 horas, no auditório da Faculdade Santa Cecília (FASC), e reunirá além dos representantes da Paróquia, autoridades locais, imprensa local e regional, integrantes do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural, Ambiental e Arquitetônico de Pindamonhangaba e comunidade em geral. Na sequência, o público presente poderá realizar uma visita para conferir o início do trabalho que já está acontecendo.

“Há muitos anos nossa Igreja São José encontra-se neste estado e mais recentemente com as provocações da Paróquia NS Bom Sucesso e do próprio Conselho de Patrimônio temos discutido a questão do restauro. Devemos ressaltar a figura do Padre Kleber, grande protagonista e maior incentivador para que as obras de restauro aconteçam e por isso o município deve dar total apoio para devolver esse templo religioso à comunidade”, afirmou o prefeito Dr. Isael Domingues.

O templo religioso é considerado um Panteão Nacional pois nele estão sepultados 14 integrantes pindamonhangabenses que acompanharam o então Príncipe Regente Dom Pedro I na Proclamação da Independência, dentre eles o segundo comandante interino da Guarda de Honra, Capitão-mor Manuel Marcondes de Oliveira e Mello, Barão de Pindamonhangaba.

Publicidade