Início Pindamonhangaba Projeto Cubo Ambiental do IA3 apresenta resultados de 2023 e inicia nova...

Projeto Cubo Ambiental do IA3 apresenta resultados de 2023 e inicia nova edição em Pinda

Iniciativa tem o apoio da DuPont e é marcado pelo cultivo agroflorestal e ecológico em escolas estaduais de Pindamonhangaba. Neste ano, projeto tem início na Escola Estadual Prof.ª Escolástica Antunes Salgado, no Jardim Regina

Neste ano, projeto tem início na Escola Estadual Prof.ª Escolástica Antunes Salgado, no Jardim Regina Foto: divulgação
Publicidade

Em 2023, o Projeto de Educação Ambiental deu continuidade à horticultura no sistema agroflorestal e ecológico, implantado em 2022 na Escola Estadual Professora Alzira Franco, em Pindamonhangaba.

O Sistema agroflorestal faz uso do solo de uma forma que combina em uma mesma área e em um determinado tempo o cultivo de elementos perenes – espécies arbóreas ou arbustivas, frutíferas, madeiráveis ou adubadoras, além do espaço para plantio de hortaliças; ou seja, é um sistema produtivo que, se devidamente manejado, produzirá continuamente.

Neste ano, projeto tem início na Escola Estadual Prof.ª Escolástica Antunes Salgado, no Jardim Regina Foto: divulgação

Os alunos, professores e outros participantes receberam oficinas teóricas e práticas de   preparo do solo para replantio das hortaliças, manejo do sistema, plantio, compostagem orgânica, controle agroecológico de formigas cortadeiras e caramujos, microbiologia do solo, plantas medicinais e aromáticas, oficina de culinária com panc’s e aproveitamento integral dos alimentos, uso de água e energia em casas, mudanças climáticas e sustentabilidade. As atividades envolvem ainda os ensinamentos de horticultura sobre as doenças, sequestro de carbono e água, além de inúmeras colheitas com participação de alunos, voluntários da DuPont, beneficiários do Instituto IA3 e outros convidados.

No total foram realizadas mais de 20 atividades, sendo 15 com alunos, professores e convidados, com um público total de 1.090 participantes, incluindo os 280 alunos e 30 professores que participaram das atividades durante todo o ano.

Durante o ano, o sistema produziu mais de uma tonelada de alimentos entre hortaliças e frutas, que foram destinadas ao complemento da merenda escolar, aos alunos e familiares, professores e funcionários da escola, voluntários da DuPont, beneficiários do Instituto IA3 e outros convidados visitantes. A produção da horticultura poderia ter sido maior se não fossem o ataque das formigas cortadeiras e da infestação dos caramujos africanos no sistema, o que demandou estudo e análise científica da equipe técnica sobre as causas e para o controle agroecológico, que resultou também em uma oficina específica sobre o assunto aos alunos e professores.

Em 2023, mesmo sem previsão no escopo, o projeto deu continuidade no trabalho de reflorestamento da Área Proteção Ambiental (APP), implantado em outubro de 2022, visto que o plantio recente requer cuidados, como inspeção na área, replantio de mudas, estacas e sementes que morreram ou não germinaram e orientações sobre o manejo aos responsáveis pela propriedade. Neste ano, o projeto de educação ambiental está sendo implantado na Escola Estadual Prof.ª Escolástica Antunes Salgado, no Jardim Regina, em Pindamonhangaba, e a equipe técnica do projeto continuará assessorando as atividades de manejos e plantios do sistema da E.E. Profª. Alzira Franco.

Neste ano, projeto tem início na Escola Estadual Prof.ª Escolástica Antunes Salgado, no Jardim Regina Foto: divulgação

Mais sobre o Cubo Ambiental

O projeto cubo ambiental desenvolveu, até 2018, atividades semanais para crianças e jovens de 10 a 18 anos de idade, nas quais os temas sobre uso e ocupação do solo, área degradada, destinação de resíduos sólidos e reuso de materiais eram abordados a partir de discussões, vídeos e dinâmicas participativas, além de ações de intervenções e mobilização junto à comunidade, bem como iniciativas de incentivo à coleta seletiva e apoio às cooperativas do município. A Educação Ambiental é um assunto de extrema importância e uma das linhas de atuação do Instituto IA3, sendo que a proposta vem dar continuidade a essa visão junto aos jovens e adultos atendidos pela instituição, bem como a comunidade em geral.

Sobre o IA3

O IA3.ORG – Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Humano, a Artes e Aprendizagem – foi constituído em 15 de maio de 2008, caracterizando-se como uma associação sem fins lucrativos, com sede no bairro Feital, em Pindamonhangaba (SP), o IA3.ORG tem como missão contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio de atividades educacionais, culturais e qualificação profissional, como alternativa de inclusão social, combate à pobreza e emancipação daqueles em situação de vulnerabilidade social. Em seus 15 anos de atuação no município, são cerca de 10 mil atendidos por meio de múltiplos projetos mantidos pela instituição, como:  Jovem Aprendiz, Atores Sociais – teatro e mídias sociais, Contraponto, Vem Ser, Primeiros Passos e Cubo Ambiental.

Vídeo do projeto 2023:

Publicidade