Em 2023, o Projeto de Educação Ambiental deu continuidade à horticultura no sistema agroflorestal e ecológico, implantado em 2022 na Escola Estadual Professora Alzira Franco, em Pindamonhangaba.
O Sistema agroflorestal faz uso do solo de uma forma que combina em uma mesma área e em um determinado tempo o cultivo de elementos perenes – espécies arbóreas ou arbustivas, frutíferas, madeiráveis ou adubadoras, além do espaço para plantio de hortaliças; ou seja, é um sistema produtivo que, se devidamente manejado, produzirá continuamente.
Os alunos, professores e outros participantes receberam oficinas teóricas e práticas de preparo do solo para replantio das hortaliças, manejo do sistema, plantio, compostagem orgânica, controle agroecológico de formigas cortadeiras e caramujos, microbiologia do solo, plantas medicinais e aromáticas, oficina de culinária com panc’s e aproveitamento integral dos alimentos, uso de água e energia em casas, mudanças climáticas e sustentabilidade. As atividades envolvem ainda os ensinamentos de horticultura sobre as doenças, sequestro de carbono e água, além de inúmeras colheitas com participação de alunos, voluntários da DuPont, beneficiários do Instituto IA3 e outros convidados.
No total foram realizadas mais de 20 atividades, sendo 15 com alunos, professores e convidados, com um público total de 1.090 participantes, incluindo os 280 alunos e 30 professores que participaram das atividades durante todo o ano.
Durante o ano, o sistema produziu mais de uma tonelada de alimentos entre hortaliças e frutas, que foram destinadas ao complemento da merenda escolar, aos alunos e familiares, professores e funcionários da escola, voluntários da DuPont, beneficiários do Instituto IA3 e outros convidados visitantes. A produção da horticultura poderia ter sido maior se não fossem o ataque das formigas cortadeiras e da infestação dos caramujos africanos no sistema, o que demandou estudo e análise científica da equipe técnica sobre as causas e para o controle agroecológico, que resultou também em uma oficina específica sobre o assunto aos alunos e professores.
Em 2023, mesmo sem previsão no escopo, o projeto deu continuidade no trabalho de reflorestamento da Área Proteção Ambiental (APP), implantado em outubro de 2022, visto que o plantio recente requer cuidados, como inspeção na área, replantio de mudas, estacas e sementes que morreram ou não germinaram e orientações sobre o manejo aos responsáveis pela propriedade. Neste ano, o projeto de educação ambiental está sendo implantado na Escola Estadual Prof.ª Escolástica Antunes Salgado, no Jardim Regina, em Pindamonhangaba, e a equipe técnica do projeto continuará assessorando as atividades de manejos e plantios do sistema da E.E. Profª. Alzira Franco.
Mais sobre o Cubo Ambiental
O projeto cubo ambiental desenvolveu, até 2018, atividades semanais para crianças e jovens de 10 a 18 anos de idade, nas quais os temas sobre uso e ocupação do solo, área degradada, destinação de resíduos sólidos e reuso de materiais eram abordados a partir de discussões, vídeos e dinâmicas participativas, além de ações de intervenções e mobilização junto à comunidade, bem como iniciativas de incentivo à coleta seletiva e apoio às cooperativas do município. A Educação Ambiental é um assunto de extrema importância e uma das linhas de atuação do Instituto IA3, sendo que a proposta vem dar continuidade a essa visão junto aos jovens e adultos atendidos pela instituição, bem como a comunidade em geral.
Sobre o IA3
O IA3.ORG – Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Humano, a Artes e Aprendizagem – foi constituído em 15 de maio de 2008, caracterizando-se como uma associação sem fins lucrativos, com sede no bairro Feital, em Pindamonhangaba (SP), o IA3.ORG tem como missão contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio de atividades educacionais, culturais e qualificação profissional, como alternativa de inclusão social, combate à pobreza e emancipação daqueles em situação de vulnerabilidade social. Em seus 15 anos de atuação no município, são cerca de 10 mil atendidos por meio de múltiplos projetos mantidos pela instituição, como: Jovem Aprendiz, Atores Sociais – teatro e mídias sociais, Contraponto, Vem Ser, Primeiros Passos e Cubo Ambiental.
Vídeo do projeto 2023: