Início Pindamonhangaba Pinda promove DIA D de Combate à Dengue na sexta-feira

Pinda promove DIA D de Combate à Dengue na sexta-feira

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Pindamonhangaba vai realizar o DIA D de Mobilização contra a dengue na sexta-feira (dia 1). Serão ações em várias partes da cidade, que incluem bloqueios, vistoria, orientação, nebulização nos imóveis e nebulização veicular pesada, além de distribuição de panfletos e material de orientação em áreas públicas de grande circulação de pessoas.

A programação ainda inclui entrega de material informativo a alunos da rede municipal e estadual de ensino, com dicas sobre medidas preventivas e a importância da eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, bem como atividades com estudantes para vistoriarem as escolas para procurar e remover recipientes que acumulem água, como garrafas plásticas, latas, potes e vasos de plantas.

O Dia D é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde, que pediu aos municípios para realizar uma grande força tarefa esta semana.

De acordo com o diretor de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, André Pereira, a data é especial para unir esforços do Poder Público e de toda a sociedade para eliminar focos criadouros do mosquito transmissor da dengue.

“Temos feito grandes ações em todos os bairros centrais e periféricos da região central de Pinda e também em Moreira César. Os trabalhos incluem bloqueios, nebulizações, inspeção nos imóveis, instruções aos moradores, dentre outros”.

Um dos serviços é a parceria com o Exército, que desde a semana passada está nas ruas de Moreira César, juntamente com equipes da Subprefeitura, fazendo limpeza e remoção de entulhos. O mesmo serviço vai começar na região de Pindamonhangaba nesta sexta-feira (dia 1) pelo bairro do Castolira, desta vez com a equipe da Secretaria de Governo e Serviços Públicos.

O Setor de Controle de Vetores da Prefeitura define os bairros de acordo com o avanço dos números da dengue. “Os locais são selecionados de acordo com análise da incidência de casos de dengue. Porém, vale destacar que o mosquito está presente em todos os bairros, principalmente nos quintais. Não adianta realizarmos todas as nossas ações se os moradores não cooperarem com a limpeza dos seus quintais e eliminação de água parada”, disse André Pereira.

O responsável pelo Controle de Vetores de Pindamonhangaba, Ricardo Costa Manso, lembrou que “existem bairros que receberam limpeza, nebulização de imóveis, orientação aos moradores e nebulização veicular pesada nas ruas, porém um mês depois, em vistoria das equipes em imóveis, foram encontrados novos focos do mosquito, com muitas larvas em potes, vasilhas e outros recipientes que acumulam água. Se os moradores não fizerem sua parte, vistoriando os quintais uma vez por semana, continuaremos tendo focos do mosquito da dengue. Apenas a ação do Poder Público não é suficiente. É uma tarefa de todos”, explicou.

Publicidade