Início Pindamonhangaba Pinda participa de encontro de apresentação do novo comandante da Polícia Civil...

Pinda participa de encontro de apresentação do novo comandante da Polícia Civil no Vale do Paraíba

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba participou na manhã desta sexta-feira (16) do encontro em São José dos Campos, onde foi apresentado o Dr. Múcio Alvarenga, anunciado recentemente pelo Estado como novo Diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-1), responsável pela ação investigativa policial nas 39 cidades do Vale do Paraíba.

O vice-prefeito Ricardo Piorino representou o prefeito Dr Isael Domingues e aproveitou para reforçar os pleitos do município para melhorias da Polícia Civil no município. “Fizemos um convite para o Dr. Múcio para uma visita a Pindamonhangaba conhecer as nossas ações tecnológicas no combate ao crime, bem como a parceria que temos com nossos delegados colaborando com as ações investigativas. Temos um déficit de delegados e investigadores e queremos somar esforços para resolver e melhorar a produtividade dos nossos policiais”, esclareceu Piorino.

Foto: divulgação/PMP

Outro assunto abordado foi a questão do aumento dos moradores de rua, tratando de uma questão social delicada que mais que vem afetando o aumento dos índices de criminalidade e vandalismo ao patrimônio público.

Em sua apresentação, Dr Múcio que tem 39 anos de atuação e experiência na Polícia Civil, anunciou o forte investimento em aparato tecnológico como aliado no combate à criminalidade. “Hoje temos no Vale seis Seccionais que somente no ano passado receberam mais de 22 mil boletins e efetuaram mais de 2 mil termos circunstanciados. A nossa intenção é usar a tecnologia para combater o crime, trazendo conhecimento estratégico para atuação do policial”, afirmou Dr. Múcio.

Dentre as ações que estão sendo realizadas destaca-se a Muralha Paulista. O Vale do Paraíba é a região pioneira escolhida pelo Governo do Estado para a implantação de 350 novas câmeras de monitoramento, que serão instaladas em todas as rodovias, entradas e saídas de cidades. Do total, 180 câmeras têm a tecnologia OCR realizando leitura facial e placa de veículos suspeitos. O processo está em fase de publicação do edital e acredita-se que até o final deste ano as câmeras estarão instaladas.

“Importante destacar que esse projeto será executado em parceria com as prefeituras que irão validar os pontos de instalação e teremos integração através do sistema Detecta”, ressaltou o delegado.

O vice-prefeito Ricardo Piorino afirmou durante o encontro que Pindamonhangaba já tem a “muralha de segurança” com câmeras em todos os acessos e saídas do município. “Nossa cidade é monitorada 100% em todas as entradas de rodovias e estradas que acessam a cidade e nossa zona rural. Com a certificação de Cidade Inteligente temos esse conceito muito claro em nossa gestão e vamos somar esforços com o Estado para reduzir a criminalidade”, finalizou Piorino.

Publicidade