Início Pindamonhangaba CSI recebe atualização tecnológica para melhorar videomonitoramento em Pinda

CSI recebe atualização tecnológica para melhorar videomonitoramento em Pinda

Foto: divulgação/ PMP
Publicidade

Com o objetivo de qualificar ainda mais as ações de monitoramento das câmeras de segurança do município, a Prefeitura de Pindamonhangaba realizou entre os dias 15 e 18 de janeiro, um curso de formação para conhecimento e operação da novo ferramenta que integra dados de cadastro de veículos com banco de dados de segurança de São Paulo (Detecta) e Federal (Cortex), somando automaticamente à inteligência de dados investigatórios.

A ação é uma parceria das secretarias de Tecnologia, Inovação e Projetos (SETIP), Segurança Pública (SSP) e Mulher, Família e Direitos Humanos (SEMUFADH) e com essa iniciativa será oferecido novo avanço à população com a implantação de instrumento que será integrado ao trabalho de proteção a Mulher e Família denominado “Patrulha Maria da Penha”.

A qualificação foi realizada para os agentes de trânsito e GCMs que trabalham no CSI (Centro de Segurança Integrada) e foi conduzida pelo instrutor Felipe Gaspar. Com o treinamento realizado, o software, que já está implantado no sistema de monitoramento de câmeras do CSI, será utilizado de forma eficiente com a nova habilitação dos operadores e agentes de segurança.

O objetivo do software é basicamente a redução sustentada da criminalidade, que ocorre através da aplicação de algoritmos e inteligência artificial em suas ferramentas, se valendo de ampla quantidade de informações veiculares recebidas através dos pontos de coleta.

Novas funcionalidades de inteligência irão proporcionar:

  • Análise comportamental e individual de cada veículo baseando-se nas informações coletadas pelo sistema.
  • Detecção de veículos suspeitos de envolvimento em furto ou roubo de veículos por meio da análise da circulação dos veículos.
  • Detecção de veículos suspeitos de envolvimento em atividades delituosas por meio da análise de presença nas áreas monitoradas.
  • Capacidade de relacionar a circulação conjunta de veículos com objetivo de identificação de membros do crime organizado.
  • Capacidade de apontar os prováveis suspeitos de cometimento de crimes especializados, como assalto a instituição financeira.
  • Identificar e correlacionar a circulação conjunta de veículos e apresentar o resultado em forma de rede complexa interativa
  • Detecção automática de veículos clonados.

“Com certeza esse treinamento realizado irá proporcionar um aumento considerável na eficiência da produtividade policial dos nossos agentes e PMs”, afirmou o secretário de Segurança Fabrício Pereira.

Para o secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Danilo Velloso, o objetivo da tecnologia é a redução sustentada da criminalidade. “Isso irá ocorrer através da inteligência artificial em suas ferramentas, se valendo de ampla captura de dados através de câmeras e integrações de Pindamonhangaba com governo estadual e federal, constituindo uma verdadeira muralha digital, aumentando significativamente a envergadura das equipes”, afirmou o secretário.

Patrulha Maria da Penha

Outra novidade é a integração da patrulha Maria da Penha que irá proporcionar a partir de agora que mulheres portadoras de medida protetiva possam utilizar um aplicativo e acionar em tempo real a sua localização, recebendo rápida ação do agente de segurança em ações de risco e ameaças.

Foto: divulgação/ PMP

“O objetivo da nossa Secretaria de Direitos Humanos é utilizar cada vez mais as ferramentas tecnológicas para a proteção das mulheres, dos idosos e da família de forma geral, trazendo mais segurança e também dados estatísticos que proporcionam tomada de decisões assertivas”, garantiu o secretário João Carlos Ribeiro Salgado.

Para o prefeito Dr. Isael Domingues é mais um importante passo para integrar segurança e tecnologia e obtermos melhora contínua dos índices de criminalidade do município. “A análise das imagens possibilita que nossa Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar e Civil tenham controle e gestão da circulação de veículos e indivíduos nos perímetros da cidade, adicionando agora a proteção da mulher por meio de monitoramento das vítimas em tempo real”, afirmou o prefeito.

Publicidade