Início Variedades Finanças pessoais: os mitos mais difundidos desmascarados

Finanças pessoais: os mitos mais difundidos desmascarados

Imagem: reprodução pixabay.com
Publicidade

Uma boa gestão financeira permitirá que você economize e invista dinheiro, crie um fundo de emergência e minimize dívidas. Infelizmente, nem todos os conselhos sobre finanças pessoais são úteis; alguns podem até ser totalmente prejudiciais. E se você decidiu ser mais consciente financeiramente, mas escolheu as dicas erradas a seguir? Este artigo irá refutar os mitos mais comuns e persistentes sobre finanças pessoais.

1 – Pague a dívida antes de começar a economizar

Vamos deixar isso claro: certamente, você deve pagar sua dívida. Existem várias abordagens, como métodos de bola de neve ou avalanche, que o ajudarão a facilitar o processo. No entanto, você poderá enfrentar circunstâncias que exijam uma abordagem mais equilibrada. Às vezes, pode ser necessário criar um fundo de emergência e pagar dívidas com juros altos simultaneamente. Lembre-se de que nem todos os empréstimos são iguais; alguns oferecem mais flexibilidade, então confira o aplicativo de empréstimos para descobrir mais.

2 – Comprar; não alugue

Claro, você quer ter uma casa. Normalmente, é um bom investimento a longo prazo. Mesmo assim, tudo depende das suas atuais condições de vida e situação financeira. Às vezes, o aluguel pode ser uma opção muito mais acessível e simples. Você não precisa cobrir despesas adicionais, como adiantamentos, impostos imobiliários, custos de manutenção contínua e contas de reparos.

3 – É muito cedo/muito tarde para poupar para a aposentadoria

É claro que é preferível ter uma vantagem inicial na maioria dos empreendimentos. Começar a economizar para a aposentadoria quando você é jovem permite que você acumule fundos e veja seus investimentos crescerem com o tempo. Ainda assim, há também alguma verdade na afirmação de que é sempre uma boa altura para começar a poupar para a reforma. Portanto, não desanime se começar tarde. Verifique se o seu local de trabalho oferece um 401 (k), financie-o ao máximo, contribua para sua conta individual de aposentadoria (IRA) ou procure outras opções de investimento.

4 – Investir é apenas para os ricos

Pode ser uma surpresa para muitas pessoas, mas você não precisa ser milionário para começar a investir. Independentemente da sua renda, existem várias opções de investimento a serem consideradas. Se você estiver com orçamento limitado e avesso ao risco, invista em certificados de depósito, também conhecidos como CDs, ou considere comprar títulos do tesouro de curto prazo. Outras opções de investimento de baixo custo, mas mais arriscadas, incluem fundos mútuos, fundos negociados em bolsa, empréstimos peer-to-peer e crowdfunding.

5 – Um salário alto significa estabilidade financeira

Claro, ter um salário decente é ótimo. Há muitas pessoas que diriam o contrário? A renda sólida ajuda você a resolver alguns de seus encargos financeiros, mas não é uma panacéia e não o protegerá de uma má administração do dinheiro. Quando se trata de estabilidade financeira, há vários fatores em jogo. Portanto, independentemente do seu salário, você deve aprender gestão financeira e estar consciente de seus hábitos de consumo para viver uma vida financeiramente segura.

Esta compilação de mitos sobre finanças pessoais é apenas uma breve visão geral das falácias financeiras mais difundidas. É por isso que, antes de tomar qualquer decisão financeira séria, pesquise o assunto em profundidade para garantir que você não está agindo com base em suposições ou conselhos bem-intencionados, mas muitas vezes equivocados.

Publicidade