Início São Paulo Circo de Teatro Tubinho exibe documentário sobre a sua trajetória no Centro...

Circo de Teatro Tubinho exibe documentário sobre a sua trajetória no Centro de Memória do Circo

Visto por mais de dois milhões de espectadores, o Circo de Teatro Tubinho promove um momento de encontro entre circenses e público para compartilhar sua trajetória de mais de 20 anos de itinerância relatados em um emocionante documentário e propõe uma roda de conversa após a exibição.

Foto: divulgação
Publicidade

Centro de Memória do Circo recebe ações formativas do Circo de Teatro Tubinho

No dia 13 de novembro de 2023 (segunda-feira), às 14h, com entrada gratuita, o Circo de Teatro Tubinho (@teatrotubinho) promove a exibição do documentário “Circo de Teatro Tubinho”(2013) seguida de uma roda de conversa com o elenco da companhia, no Centro de Memória do Circo, que fica na Galeria Olido, Avenida São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP. O evento integra a programação do Encontro de Estudos da Palhaçaria.

O documentário “Circo de Teatro Tubinho”(2013) narra a trajetória deste que é um dos últimos circos de teatro que continuam a itinerar pelos rincões do Brasil. A companhia apresenta, diariamente, um espetáculo diferente, de um repertório de mais de 100 peças – entre comédias, dramas e infantis. 

Palhaço Tubinho Foto: divulgação

Em seus 22 anos de existência, o Circo de Teatro Tubinho já percorreu mais de 60 cidades dos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, apresentando-se para um público total superior a 02 milhões de espectadores. 

Com sua lona, a família Tubinho leva a arte circense e teatral a localidades, muitas vezes, não atingidas pelas companhias teatrais tidas como convencionais, realizando, dessa forma, um trabalho contínuo de formação de novas plateias pelo interior do país.

Sobre o Palhaço Tubinho

José Amilton França Pereira Junior (nome artístico Pereira França Neto) é ator, palhaço, diretor, dramaturgo, produtor teatral e atua profissionalmente há mais de 25 anos. Atualmente, integra o elenco do humorístico televisivo “A praça é nossa”, com o personagem Cucurucho e com o palhaço Tubinho. O artista também já atuou no Programa do Ratinho (SBT). 

Desde 2020, o programa Condomínio do Tubinho, criado inicialmente para o canal YouTubinho da plataforma YouTube, foi exibido por filiais da emissora SBT no interior de São Paulo.

Em 2001, fez ressurgir o Circo de Teatro Tubinho, circo de uma família atualmente formada por cerca de 40 pessoas, que conta com um repertório de mais de 100 espetáculos, e já passou por mais de 60 cidades do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, sendo visto por mais de dois milhões de espectadores. 

Com o Circo de Teatro Tubinho foi duas vezes vencedor do Prêmio Governador do Estado de SP e possui cerca de 115 mil seguidores no Instagram e 158 mil inscritos no canal do Youtube (YouTubinho).

Com o seu principal personagem, o palhaço Tubinho, Pereira França Neto lançou CD, livro de piadas, histórias em quadrinhos, protagonizou e dirigiu um programa semanal na emissora SBT (região de Bauru), no qual eram transpostas para a linguagem televisiva, em um auditório com plateia, as tradicionais peças de circo-teatro apresentadas em sua lona.

No cinema, em 2006, em parceria com Paulo Furtado, assinou o roteiro, a assistência de direção e estrelou a produção independente “Tubinho, o filme” (direção de Paulo Furtado). Sua mais recente experiência cinematográfica foi no filme “O Crime da Cabra” (2016), de Ariane Porto e Teresa Aguiar.

Em 2018, dirigiu o espetáculo de gala do circo “A lona uniu as gerações”, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, no Teatro Municipal de São Paulo, celebrando o Dia do Palhaço.

Sobre o Circo de Teatro Tubinho

O Circo de Teatro Tubinho é um circo diferente, pois não se enquadra no modelo de circo de variedades que povoa o imaginário coletivo da sociedade, com apresentações de malabares, trapézio, acrobacias e globo da morte. Ele faz parte de uma tradição de circos itinerantes de lona, que apresentam um espetáculo teatral diferente a cada noite, e é uma das raras companhias que continuam nas estradas brasileiras, sendo a única companhia de família tradicional, de lona e de circo-teatro a itinerar ininterruptamente pelo estado de São Paulo há mais de dezoito anos. 

A companhia já assinou parcerias com importantes nomes do teatro, como Fernando Neves e a companhia Os Fofos Encenam, Paulo Faria, da Cia Pessoal do Faroeste, Ésio Magalhães, do Barracão Teatro, de Campinas/SP, Hugo Possolo, da companhia Parlapatões, Patifes e Paspalhões, entre outros.  

Em 2016, realizou a exposição “Circo de Teatro Tubinho: 15 anos de estrada, 50 anos de história”, no Centro de Memória do Circo, com curadoria de Verônica Tamaoki. Em 2020, lançou o livro “Tubinho: o teatro no circo” (Paco Editorial), de autoria de vários pesquisadores liderados por Mario Bolognesi.

As ações fazem parte do projeto “Circo de Teatro Tubinho na Capital”, contemplado na 7ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Circo para a Cidade de São Paulo

Informações: www.instagram.com/teatrotubinho , www.facebook.com/circotubinho e www.youtube.com/@YouTubinho

Serviço: Ações formativas do Circo de Teatro Tubinho 

Com Circo de Teatro Tubinho

Sinopse: Visto por mais de dois milhões de espectadores, o Circo de Teatro Tubinho promove um momento de encontro entre circenses e público para compartilhar sua trajetória de mais de 20 anos de itinerância relatados em um emocionante documentário e propõe uma roda de conversa após a exibição. Duração: 120 minutos  

Classificação Livre – Grátis

Quando: 13 de novembro de 2023 (segunda-feira) – Horário: 14h

Onde: Centro de Memória do Circo – Endereço: Galeria Olido – Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01035-000

Publicidade