Início Pindamonhangaba Projeto de Lei sobre racismo recebe aprovação unânime na Câmara de Pindamonhangaba

Projeto de Lei sobre racismo recebe aprovação unânime na Câmara de Pindamonhangaba

Por inclusão na Ordem do Dia, Câmara aprovou, também, o Projeto que amplia o prazo para pagamento de impostos até dezembro em Pindamonhangaba

Foto: divulgação/CMP
Publicidade

Com a participação de todos os parlamentares, a 39ª sessão ordinária da Câmara de Pindamonhangaba foi realizada na tarde/noite desta terça-feira, dia 07 de novembro no Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira”.

Na Ordem do Dia constavam a apreciação de 2 Vetos propostos pelo Poder Executivo e a análise de um Projeto de Lei, além da participação de um munícipe na Tribuna Livre da Casa. Também foram incluídos outros 2 projetos para votação e durante a plenária, os parlamentares aprovaram diversos requerimentos, indicações e moções.

Foto: divulgação/CMP

Vetos são rejeitados

Os dois primeiros itens da Ordem do Dia foram 2 Vetos propostos pelo Chefe do Poder Executivo de Pindamonhangaba. O primeiro foi o Veto nº 09/2023 que Comunica VETO ao Autógrafo n° 86/2023 que “Autoriza o Executivo a disponibilizar botão do pânico nas escolas municipais unidades escolares municipais aos professores da rede como forma de prevenção e defesa a atos de violência e fixa outras providências”. A origem foi o Projeto de Lei nº 66/2023, do vereador Renato Nogueira Guimarães – Renato Cebola.

Já o segundo item foi o Veto nº 10/2023 que Comunica VETO PARCIAL ao Autógrafo nº 85/2023 que “Institui a Semana Municipal de Orientação e Prevenção de Acidentes com Crianças e Adolescentes”, conforme a aprovação do Projeto de Lei nº 109/2023, do vereador Marco Aurélio de Souza Mayor – Pastor Marco Mayor. Os dois Vetos foram rejeitados pelo plenário da Câmara de Pindamonhangaba por unanimidade dos votos.

Racismo e Homofobia

Na sequência, os vereadores analisaram – e aprovaram por 10 votos favoráveis – o Projeto de Lei nº 138/2023, do vereador Herivelto dos Santos Moraes – Herivelto Vela, que “Institui o combate ao racismo e homofobia nos estádios, quadras poliesportivas, ginásios e nas arenas esportivas do Município de Pindamonhangaba”.

De acordo com o artigo 2º, o objetivo da Lei é o combate nos estádios, quadras poliesportivas, ginásios e nas arenas esportivas, buscando transformá-los em espaços acolhedores para toda a comunidade esportiva. As ações de combate ao Racismo e Homofobia são tornar obrigatório, no âmbito das atividades esportivas realizadas em estádios, quadras poliesportivas, ginásios e arenas esportivas: a) divulgação e a realização de campanhas educativas de combate ao racismo e homofobia nos períodos de intervalo ou que antecedem os eventos esportivos ou culturais, preferencialmente veiculadas por meios de grande alcance, tais como telões, alto-falantes, murais, telas, panfletos, outdoors etc.; b) divulgação das políticas públicas voltadas para o atendimento às vítimas das condutas combatidas por esta Lei e c) a interrupção da partida em andamento em caso de denúncia ou reconhecida manifestação de condutas racistas e homofóbicas por qualquer pessoa presente, sem prejuízo das sanções cíveis, penais e previstas no regulamento da competição e da legislação desportiva.

O projeto prevê, ainda, que será facultativo, no âmbito das atividades esportivas realizadas em estádios, quadras poliesportivas, ginásios e arenas esportivas: a) a instrução dos funcionários e prestadores de serviços sobre as condutas combatidas por esta lei; b) a criação e ampla divulgação de medidas de acolhimento e auxílio disponibilizados ao denunciante vítima da conduta combatida por esta Lei e c) o encerramento total da partida em andamento em caso de conduta racista e/ou homofóbica praticada conjuntamente por grupo de pessoas ou em caso de reincidência de reconhecida manifestação de conduta racista e/ou homofóbica sem prejuízo das sanções previstas no regulamento da competição e da legislação desportiva.

Na justificativa, o vereador esclarece que “por meio da política intitulada ‘Em Pindamonhangaba respeitamos a diversidade e pessoas’, a proposta busca enfrentar o racismo nos estádios, quadras poliesportivas, ginásios e nas arenas esportivas através de medidas concretas de antirracismo e anti-homofobia, como a criação do ‘Protocolo de Combate ao Racismo e à Homofobia’ que visa a possibilidade das autoridades esportivas de eventos

realizados no município de Pindamonhangaba terem a obrigatoriedade de seguir um rito que propiciará a não anuência do poder público com práticas racistas e homofóbicas”.

Inclusões

Por meio das assinaturas legais e os trâmites regimentais, o plenário decidiu pela inclusão de 2 projetos para votação. O primeiro foi o Projeto de Lei nº 219/2023, de autoria do vereador Norberto Moraes, que “Altera o prazo do artigo 2°, artigo 3°, § 2° e artigo 7° da Lei 6.638/2023”. O documento recebeu aprovação unânime. De acordo com o artigo 1º, “os prazos contidos no item I da tabela do artigo 2°, no artigo 3°, parágrafo 2° e no artigo 7° da Lei 6.638/2023 passa a ser dia 08 de Dezembro de 2023”.

O segundo item incluído – e aprovado por 10 votos favoráveis – foi o Projeto de Decreto Legislativo nº 17/2023, de autoria do vereador Júlio César Carneiro de Souza – Julinho Car que “Concede o Título de CIDADÃO PINDAMONHANGABENSE ao Bispo Samuel Cássio Ferreira, pelos relevantes serviços prestados ao município de Pindamonhangaba.

Dia Municipal do Presidente de Bairro

Na sessão ordinária desta terça-feira, a Câmara de Pindamonhangaba promoveu a comemoração do ‘Dia Municipal do Presidente de Bairro’. Foram entregue e homenageados dos líderes de bairros da cidade. Os senhores Jorge Luiz Santos Gonçalves (Ex-Presidente de Bairro do Pasin) e Benedito José Miranda da Silva (Presidente de Bairro do Mombaça) receberam Diplomas de ‘Honra ao Mérito’ alusivo à data. As homenagens foram feitas em respeito à Lei Municipal nº 6.595/2022 e aos Requerimentos nº 3.135/2023 e 3.134/2023, ambos de autoria do vereador Norberto Moraes.

Tribuna Livre

Abrindo novamente o espaço democrático da Câmara, a Mesa Diretora concedeu a Tribuna Livre ao senhor Elias Rivelli de Freitas para abordar o assunto “Autismo – Educação, Trabalho, CIPTEA e Desafios”. Ele relatou que “mais de 23 mil cidadãos autistas já emitiram a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – CIPTEA, pois isso é um direito previsto em Lei”. Elias frisou que o objetivo da CIPTEA “é facilitar a identificação e otimizar o acesso de autistas aos serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social”. Ele finalizou seu pronunciamento solicitando apoio aos vereadores para que essa Carteira CIPTEA seja disponibilizada na unidade do POUPATEMPO de Pindamonhangaba, uma vez que a mesma não é emitida no local o que dificulta a vida dos autistas da cidade”.

40ª Sessão ordinária

Os vereadores de Pindamonhangaba retornam ao Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira” na próxima terça-feira, dia 14 de novembro, a partir das 17 horas para a realização da 40ª sessão ordinária do ano. Nesta sessão, serão retomados os trabalhos legislativos com a votação de Projetos de Lei, requerimentos, indicações e moções. A plenária oficial é aberta ao público em geral e a meta é dar maior transparência dos atos legislativos sendo que, por esta razão, a sessão tem transmissão “ao vivo” pelo canal 4 da Operadora CLARO e, também, pela internet no portal www.pindamonhangaba.sp.leg.br. A transmissão conta com o serviço de tradução e interpretação em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), fazendo a inclusão e permitindo o acesso maior de pessoas portadoras de deficiência auditiva.

Publicidade