Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba intensifica campanha de conscientização para exame Papanicolau

Pindamonhangaba intensifica campanha de conscientização para exame Papanicolau

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, está intensificando suas ações de conscientização sobre a importância do exame Papanicolau. Além de servir para a detecção de lesões precursoras do câncer do colo do útero e da infecção pelo HPV, o exame pode indicar outras infecções que precisam ser tratadas.

A Secretaria de Saúde incentiva as mulheres a procurar a UBS mais próxima para realizar o exame. Existe uma série de recomendações para as 48 horas anteriores à realização do exame que podem ser consultadas nas UBS. As informações também estão disponíveis na internet.

As Unidades Básicas de Saúde, em parceria com o laboratório de Citopatologia, têm aumentado gradativamente o número de exames realizados por ano, chegando a aproximadamente 8.200 pacientes por mês.

Esta campanha de conscientização é um esforço da cidade de Pindamonhangaba para promover a saúde das mulheres e aumentar as chances de diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de colo de útero, que pode ser detectado através do exame Papanicolau. A iniciativa reforça a importância do cuidado preventivo e do acompanhamento regular da saúde feminina.

Publicidade