Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba sedia 7º Encontro de Ferromodelismo do Cone Leste Paulista

Pindamonhangaba sedia 7º Encontro de Ferromodelismo do Cone Leste Paulista

Evento acontecerá das 9h às 16h30 no complexo ferroviário da cidade, será gratuito e reunirá diversos apaixonados por este hobby

Foto: divulgação
Publicidade


Pindamonhangaba sediará o 7º Encontro de Ferromodelismo do Cone Leste Paulista, que acontecerá no próximo sábado, 7 de outubro, das 9h às 16h30, no complexo ferroviário da cidade (Armazém da Lagoa – Praça 7 de Setembro). O encontro terá entrada franca e reunirá amantes deste hobby de várias cidades da região. Esta é a terceira vez que Pindamonhangaba sedia o evento.

Organizado pelo produtor de eventos Ernesto Paparelli, que também é um aficionado pelo hobby, este 7º encontro tem o apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, do Novo Turismo Pinda, da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), Projeto Rádio Trem, Apite Ferromodelismo e Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, situada em Ribeirão Preto, no interior paulista.

De acordo com Paparelli, este encontro é muito aguardado pelos fãs de trens elétricos em miniatura. “Nossa região reúne muitos praticantes deste hobby, e costumamos receber praticantes de vários estados e até de fora do país. Decidimos realizar um novo encontro em Pindamonhangaba devido ao sucesso do ano passado, e o público presente confirmou isso, superando nossas expectativas”, afirma.

Durante o evento, o público poderá conhecer algumas maquetes e obter informações sobre este fascinante hobby. “O ferromodelismo, ou modelismo ferroviário, é a porta de entrada a um mundo cheio de expectativas e realizações. Mostras, encontros, convenções e shows de ferromodelismo são uma ótima justificativa para viajar e conhecer novos lugares e pessoas, além de passeios de trem por lugares exóticos e fantásticos”, conclui. Além de maquetes e dioramas, o 7º Encontro de Ferromodelismo do Cone Leste Paulista terá lojas e uma praça de alimentação.

Seja para relaxar, divertir-se, desestressar ou mesmo cultivar o amor pelas ferrovias, muitas pessoas têm aderido ao hobby do ferromodelismo, afinal, o trem elétrico é uma excelente opção para quem está procurando algo para entreter a mente e passar o tempo. É um hobby saudável, que ajuda neste momento tão delicado pelo qual todos estão passando.

Foto: divulgação

História do hobby

O ferromodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, e sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.

“O ferromodelismo é uma mistura de entretenimento, baseado em modelos de escala, e arte, pois os amantes deste hobby ficam fascinados quando começam a construir suas maquetes, fazer toda a parte de decoração e cenário e projetar as construções. É preciso ter capacidade de observação para se construir uma maquete, pois todo esse trabalho de reprodução do mundo real é totalmente artesanal”, comenta Lucas Frateschi, diretor da Frateschi Trens Elétricos. As pessoas pensam que o transporte ferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão. A ferrovia é de valor estratégico imprescindível para um país como o Brasil, e este crescimento ajuda a fomentar ainda a mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, sendo que muitos passam o hobby do ferromodelismo para as futuras gerações”, finaliza Lucas.

Serviço
7º Encontro de Ferromodelismo do Cone Leste Paulista
Data: 7 de outubro
Horário: 9h às 16h30
Local: Complexo ferroviário de Pindamonhangaba, Armazém da Lagoa – Praça 7 de Setembro
Informações: (12) 99723-1092

Publicidade