Início Pindamonhangaba Prefeitura prossegue ações para retirada de vegetação e pede à EDP prioridade...

Prefeitura prossegue ações para retirada de vegetação e pede à EDP prioridade para restabelecer energia elétrica

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

Quase 48 horas após o vendaval que atingiu a entrada da cidade e bairros adjacentes, a Prefeitura de Pindamonhangaba prossegue com ações para dar suporte a moradores e residências atingidas pelos fortes ventos, que chegaram a velocidades próximas de 100km/h.

Segundo ocorrências colhidas pelo Departamento de Defesa Civil, bairros como Lago Azul, Cidade Jardim, Una e Pinhão do Borba ainda continuam sem o fornecimento de energia elétrica.

Foto: divulgação/PMP

Nesta sexta-feira, dia 29, a equipe da Defesa Civil, prosseguem com os trabalhos no bairro Lago Azul, onde ruas como Jacarandás, Flamboyant, Mognos e Gerivasnona, ainda têm muitos galhos e troncos, porém a equipe está trabalhando neste local todo o dia de hoje. Algumas vegetações serão retiradas com munck depois das emergências.

“O que acontece é que muitos moradores estão colocando material e vegetação de suas residências na rua e está aumentando a retirada. Por isso a equipe da Secretaria de Serviços Públicos disponibilizou caminhões e ainda foram encaminhados os reeducandos da Secretaria de Meio Ambiente para auxiliar na retirada de materiais e acelerar esse trabalho”, explicou o diretor da Defesa Civil Michel Cassiano.

Somente no Lago Azul, a Prefeitura está atendendo mais de 20 ocorrências de queda de árvores. “Trata-se de um trabalho técnico e difícil de realizar, com o agravante de que inúmeras ocorrências estão sobre fiação de alta tensão, e sendo assim nestes casos somente EDP tem prerrogativa e condições para atuar, o que acaba protelando um pouco o atendimento. Segundo orientação da própria EDP, casos suspeitos de estar sobre fiação elétrica a empresa tem que ser acionada e esperar a chegada do técnico para validação”, afirmou Michel.

Foto: divulgação/PMP

Em contato com representantes da EDP, a Prefeitura relacionou todos os pontos da cidade onde o fornecimento de energia elétrica ainda não foi restabelecido e solicitou prioridade para a normalização do mesmo. Além da falta de energia, os moradores reclamam que a queda de poste dificulta o acesso dos bairros rurais para a região urbana.

Segundo a empresa, neste momento suas equipes estão atuando no bairro Pinhão do Borba e até o final do dia eles darão posicionamento sobre o retorno de energia para a região do Lago Azul. A região do Parque da Cidade teve o restabelecimento de energia por volta das 14h desta sexta-feira.

“Tudo que a Prefeitura pode fazer dentro de sua alçada nós estamos fazendo. Estamos cobrando agilidade da empresa EDP e já enviamos documentos, e-mails e mensagens por whatsapp para a gestora da empresa que atende setor público relatando todas essas dificuldades e cobrando agilidade nos serviços, porém o número de ocorrência é muito grande”, afirmou o responsável pelo Setor Elétrico da Prefeitura, Mateus dos Santos.

Informações de órgãos técnicos recebidas pela Prefeitura, nesta sexta-feira, confirmaram a velocidade do vento na última quarta-feira, confirmando que rajada a 10 metros de altura atingiram a velocidade de 87,7 km/h e a 2 metros de altura chegaram a 60,84 km/h.

Publicidade