Início Pindamonhangaba Equipe da Vigilância de Pinda encaminha mais de 300 escorpiões para o...

Equipe da Vigilância de Pinda encaminha mais de 300 escorpiões para o Instituto Butantã

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

Em razão da realização da Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpionismo, representantes da equipe de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba estiveram presentes recentemente em um importante treinamento realizado no Instituto Butantã, na capital paulista.

Na oportunidade, a equipe entregou mais de 300 escorpiões que serão utilizados pela entidade para extração do veneno para fabricação de soro antiescorpiônico. A Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpionismo aconteceu de 28 de agosto a 03 de setembro, e os agentes de controle de vetores foram divididos em três grupos na realização de busca ativa.

Foto: divulgação/PMP

Foram entregues duas espécies distintas de escorpião, o Amarelo (Tytius serrulatus) e o escorpião marrom (Tytius bahiensis), todos coletados em áreas urbanas nos bairros Araretama, Cidade Jardim, Mombaça, Moreira Cesar, bairro das Campinas e Cemitério Municipal.

“Essa busca ativa continuará na rotina da equipe com objetivo de diminuir a população desses aracnídeos e diminuir os acidentes em nossa cidade”, afirmou Chefe de Divisão de Zoonose, Ricardo Costa Manso.

Dengue – Durante as visitas de busca ativa ao escorpião, outro foco do trabalho da Vigilância Epidemiológica do município vem sendo o combate ao mosquito da Dengue, onde os agentes além de dar orientações sobre a prevenção de acidentes também observam as condições sanitárias das residências visando colaborar no combate à proliferação tanto do Aedes aegypti quanto dos escorpiões.

Todos os escorpiões coletados serão destinados ao Instituto Butantã.

Publicidade