A carreira de Eliomar Landim começou aos 7 anos no interior de São Paulo, na cidade de São José dos Campos. Por inspiração do pai, escolheu o acordeon como seu instrumento de expressão.
Desde os primeiros anos de sua trajetória musical, se destacou pelo seu virtuosismo e versatilidade, tanto no repertório clássico quanto contemporâneo.
A sua trajetória como acordeonista erudito foi alavancada por sua participação no programa de música erudita “Prelúdio”, da TV Cultura, onde foi regido pelo maestro Júlio Medaglia, com o concerto “Moto Perpétuo”, de N.Paganini.
Assim, Eliomar Landim se tornou o único acordeonista da história do concurso a se classificar para todas as fases posteriores transmitidas, se tornando semifinalista na edição de 2016.
Compositor, professor, arranjador, as múltiplas facetas do acordeonista erudito
Eliomar Landim é um notório professor de acordeon erudito e popular e ministra aulas para alunos em diversos países do mundo, como Brasil, EUA, China e Canadá através de aulas online.
Além disso, já realizou aulas e workshops em renomadas instituições, como Emesp Tom Jobim, Academia do Auditório Ibirapuera e Conservatório de Curitiba.
Seu primeiro álbum, intitulado “Eliomar Landim in concert” (2017), traz transcrições, adaptações e arranjos de Eliomar Landim para o acordeon, com obras de compositores de música erudita dos períodos barroco e romântico.
É o compositor do “Concerto para Acordeon e Orquestra N°1 em Bm”, onde assina a orquestração na formação de acordeon, orquestra de cordas e tímpanos (2022). Este é o segundo concerto brasileiro para acordeon e orquestra, se unindo ao de Radamés Gnattali que compôs em 1977.
Essa composição traz o protagonismo do acordeon, e confronta o tema com a força das cordas e tímpanos da orquestra. A sua linha de influência na composição caminha entre a genialidade de nomes como Astor Piazzolla e Toninho Ferragutti.
Chegada na Azul Music e lançamento do novo álbum
Recentemente, Eliomar Landim assinou um contrato com a principal gravadora de música clássica no Brasil, a “Azul Music”.
Já pela nova gravadora, Eliomar Landim vai lançar seu segundo álbum, que será intitulado “Eliomar Landim – Accordion Baroque” e traz obras do período barroco de J.S. Bach e D. Scarlatti, com a participação do renomado violinista e maestro italiano Emmanuele Baldini.
A data de previsão de lançamento do álbum é o dia 12 de Janeiro de 2024, mas desde já, o novo trabalho está dando o que falar e chamando atenção por todo o mundo.
Durante a última semana, Eliomar Landim experimentou a sensação de ver o seu nome brilhar nas imponentes telas da Times Square, situada no coração de Nova York. Uma chamada impactante ecoou pelos arranha-céus da cidade que nunca dorme, apresentando ao mundo o seu mais recente projeto de forma grandiosa e inesquecível.
Confira: https://youtu.be/yjmdznEOfk8?si=bf5c4-RApy0MYBjq
O primeiro single “Brandenburg Concerto N°3 in G.Major, BWV 1048:III Allegro” de J.S.Bach, será lançado no próximo dia 06 de outubro, e estará disponível em todas as plataformas digitais.
Quer ficar por dentro das novidades do artista? Você pode acompanhar todos os detalhes sobre o lançamento do novo álbum de Eliomar Landim em seu site e em seus perfis no Facebook e Instagram.
Site: http://www.eliomarlandim.com
Instagram: @eliomar_landim
Facebook: Eliomar Landim