Início Aparecida Seminário reúne mais de 450 educadores do Vale do Paraíba para discutir...

Seminário reúne mais de 450 educadores do Vale do Paraíba para discutir os principais desafios da educação na Primeira Infância

O evento "O Infantil é Fundamental", oferecido pela Fundação Lucia e Pelerson Penido, reúne profissionais da Educação Infantil, representante do MEC e demais especialistas para compartilhar experiências e pautar práticas de qualidade para a rede pública de ensino

Foto: divulgação
Publicidade

Mais de 450 professores, gestores, estudantes de pedagogia e demais envolvidos na área da educação estarão reunidos para um dia de troca de conhecimento e boas práticas na 12ª edição do Seminário de Educação Infantil do Vale do Paraíba – O Infantil é Fundamental. O evento, organizado pela FLUPP (Fundação Lucia e Pelerson Penido), ocorre no próximo dia 22 de setembro, das 8h às 17h, no Centro de Eventos do Santuário Nacional de Aparecida.

Em um dia repleto de atividades, a edição deste ano abordará temas como políticas públicas educacionais, a escuta das crianças, as diferentes infâncias e práticas de letramento na Educação Infantil. Na programação, destaque para uma mesa de boas práticas com educadoras das cidades de Caraguatatuba, Guaratinguetá e Ubatuba; e as palestras “Políticas do MEC para a Educação Infantil”, realizada pela professora Rita Coelho, Coordenadora Geral de Educação Infantil da Secretaria Geral da Educação Básica do MEC; e “A Vez e a Voz das Crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias”, oferecida por Adriana Friedmann, antropóloga com mestrado e doutorado em Educação.

Foto: divulgação

“A primeira infância é uma fase extremamente importante para a formação do ser humano e para que as crianças alcancem seu máximo potencial. Pesquisas brasileiras já mostraram o impacto positivo que uma educação infantil de qualidade tem na redução das desigualdades educacionais. Portanto, o Seminário é um evento feito para pautar práticas de qualidade para a rede pública de ensino dos municípios do Vale do Paraíba e reverberar boas práticas já realizadas por excelentes educadores que atuam nesses municípios”, explica Silvia Zanotti Magalhães, Diretora da FLUPP.

Ao aplicarem os conceitos e ideias que aprendem no Seminário, os professores impactam diretamente na educação da região. Desde sua primeira edição, em 2011, o evento contribui para que os profissionais da área assumam um compromisso diário com a ampliação dos saberes em seus territórios.

Acreditando que os professores são os maiores vetores de transformação social, a FLUPP apoia projetos voltados para os educadores dos 39 municípios do Vale do Paraíba. O Seminário é uma das iniciativas focadas em melhorar a qualidade da Educação Infantil, assim com o projeto VIM Encantar e o Prêmio FLUPP de Educação, que reconhece boas práticas educacionais.

Serviço

Seminário de Educação Infantil do Vale do Paraíba – O Infantil é Fundamental

Data: 22/09/2023

Horários: das 8h às 17h

Local: Centro de Eventos do Santuário Nacional de Aparecida – Via Dutra km 71

Portão em frente ao Hotel do Papa

Evento fechado

Realização: Fundação Lucia e Pelerson Penido – FLUPP

Publicidade