Início São José dos Campos Artistas LGBTQIAPN+ se apresentam na exposição fotográfica “Espectral”

Artistas LGBTQIAPN+ se apresentam na exposição fotográfica “Espectral”

Reunindo artistas LGBTQIAPN+, exposição abre espaço e conversa a partir do dia 14 de setembro

Fotografia de Malu Freire e Bordado de Maiara Tissi
Publicidade

Exposição “Espectral” tem noite de lançamento no dia 14 de setembro, em São José dos Campos. Realizada a partir de obras que entrelaçam diversas criações fotográficas, com técnicas híbridas, como ´lightpaiting’ e bordado em fotografia, a reunião destas obras se entrelaçam através de temas como a vivência da mulher, a saúde mental e a luta por igualdade.

A exposição conta com recursos de acessibilidade como LIBRAS e audiodescrição das obras e sua abertura acontece no Pack Bar, a partir das 19h. O encontro terá também com bate-papo com as artistas sobre a cena cultural da região e seus processos criativos.

Como parte de um movimento que busca reforçar a arte queer na região, a exposição surge da vontade de reunir artistas LGBTQIAPN+ e fomentar o debate sobre as vivências e criações da comunidade. Para as produtoras e artistas envolvidas na exposição “Espectral”, o acolhimento a partir e ao redor da arte anda junto da valorização da cultura, evidenciando e fomentando reflexões sobre expressão, pluralidade e (r)existência. As obras que compõem a exposição refletem esse desejo e também a celebração destas mulheres artistas joseenses que expõe e se expõe em suas obras. São elas as artistas Bel Gomes e Jo Sant’anna, que criam juntas obras com técnicas de ´lightpainting´ e colagem, Malu Freire e Maiara Tissi, que apresentam fotografias com intervenções de bordado, e Alissa Prati, quem traz poesia para a exposição.

Fotografia de Malu Freire e Bordado de Maiara Tissi

O público visitante é convidado, assim, não só a estar presente para as relações e propostas dadas através das obras em si, mas também pelas atividades presenciais e on-line realizadas. Este incentivo de formação e capacitação para artistas independentes da região começa com a oficina “Produção de Fotografia Hibrida”, com Bel Gomes e Jô Sant’anna. Um encontro após o lançamento do conteúdo do projeto acontece ainda por transmissão virtuais para troca de informação e inspiração. Assim como a exposição, todas as rodas contarão com intérpretes de LIBRAS. 

ARTISTA – BEL GOMS /divulgação
Jo Sant’anna /divulgação

A exposição tem a intenção de provocar sensações nos espectadores, por isso mescla várias camadas das artes visuais através destas fotografias híbridas.”, conta a produtora e também expositora Bel Gomes. “Queremos unir ações e manifestações culturais individuais e/ou coletivas, vinculando as histórias dessas pessoas como forma de afirmação, gerando visibilidade e representatividade para essa comunidade. Para conferir toda essa proposta de perto, as visitas presenciais à exposição seguem abertas ao público gratuitamente no Pack Bar até o dia 30 de setembro. Outros encontros e maiores informações estarão disponíveis nas redes sociais da produtora Manifesto Produção (link abaixo). 

MODELO – JÉSSICA/divulgação

Projeto financiado pelo Fundo Municipal 

de Cultura de São José dos Campos

SERVIÇO | Exposição “Espectral”

Lançamento da exposição: 

Dia 14 de setembro, quinta-feira, às 19h30 

Período em exposição: 

Até 30 de setembro

Onde? 

Pack Bar

R. do Serimbura, 77 

Vila Guaianazes, São José dos Campos 

Inscrições nas oficinas em: linktr.ee/manifestolab  

Maiores informações: https://www.instagram.com/manifestoprod/

FICHA TÉCNICA 

Artistas participantes: 

Bel Gomes 

Jo Sant’anna 

Malu Freire 

Maiara Tissi 

Alissa Prati 

Modelos: 

Valentina Fornerolli 

Jessica Helen Morais Silva

Design Gráfico: Carlos Henrique Xavier 

Social Media: Joyce Fernandez

Produção: Manifesto Criativo – Laboratório de Produções Artísticas 

Patrocínio/apoio: Fundo Municipal de Cultura de SJC 

Agradecimentos: Pack Bar, La Casa Café, FCCR

MODELO – VALENTINA/divulgação
Publicidade