Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba recebe Ministério da Saúde para avaliação em mais duas certificações

Pindamonhangaba recebe Ministério da Saúde para avaliação em mais duas certificações

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba realizou, na quarta-feira, dia 13 de setembro, uma cerimônia de recepção aos representantes do Ministério da Saúde, no auditório do paço municipal. O evento iniciou, oficialmente, a avaliação da cidade e o processo em busca da certificação de eliminação da transmissão vertical de HIV em crianças e sífilis em gestante e de forma congênita.

De acordo com a equipe do Ministério da Saúde, a certificação depende da avaliação dos serviços de saúde, dados epidemiológicos, assistenciais e de direitos humanos que, em conjunto, demonstram o sucesso das políticas no manejo das gestantes, puérperas e crianças vivendo com HIV e sífilis. Além da premiação, a iniciativa tem como objetivo fortalecer ainda mais a assistência a essas pessoas.

Participaram da abertura a secretária de Saúde de Pindamonhangaba, Silvia Mendes, o secretário adjunto, Luís César Vieira, além de Ana Cláudia Philippus representando o Ministério da Saúde e o diretor de Proteção aos Riscos e Agravos da Saúde, André Marcos Pereira. Os diretores da Saúde, equipes de diversos departamentos e representantes da maternidade da Santa Casa também participaram da cerimônia de recepção.

Foto: divulgação/PMP

Ao final da cerimônia, a representante da Vigilância Epidemiológica, Suely Alves, realizou uma apresentação sobre o panorama da saúde pública de Pindamonhangaba voltada aos temas das certificações. Na sequência, a equipe do Ministério da Saúde criou quatro grupos de discussão entre os presentes, para começar a entender Pindamonhangaba.

Foto: divulgação/PMP

A visita técnica dos representantes do Ministério da Saúde será realizada durante 3 dias, quando percorrerão equipamentos municipais de saúde que colaboram com a prevenção, diagnóstico e tratamento contra o vírus HIV em crianças e a sífilis em gestantes e farão a devolutiva desta análise no final da próxima sexta-feira (15).

Publicidade