Equipes da Prefeitura de São José dos Campos e Polícia Militar apreenderam uma van de transporte escolar clandestino na Avenida Júlio Cezar Vilaça, no Jardim Santa Luzia, região sudeste. A ação ocorreu na quarta-feira (6), durante o desembarque de crianças nas proximidades da Escola Municipal Lúcia Maria do Amaral.
A operação identificou que o veículo estava adesivado de forma similar ao transporte escolar regularizado.
No mesmo dia, também foi apreendida uma moto utilizada para o transporte clandestino de passageiros na Estrada do Imperador, no Residencial União (região sul).
Em mais de 150 ações desde o início do ano, foram apreendidos nove veículos de transporte escolar clandestino e 13 de mototáxi.
Proibição
O transporte escolar clandestino é identificado quando não há alvará ou credenciamento na Prefeitura para a prestação do serviço. A modalidade conhecida como mototáxi não é permitida na cidade, conforme a Lei Municipal 9.647/2017.
Em ambos os casos, o infrator está sujeito a apreensão do veículo e multa, que é de R$ 2.830,40 (mototáxi) e R$ 2.993,08 (veículo escolar clandestino). Informações sobre transporte ilegal de passageiros podem ser registradas pelo 156 (telefone, site e aplicativo).